sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Pesca de lula em Ilhabela – SP

Apesar de sugestivo o título, não se trata de pescar o nosso atual presidente, o Lula da Silva. ( se bem que não seria chato fisgá-lo)!


A pesca a ser descrita certamente é mais emocionante e, o seu resultado, poderá ser aferido à mesa, depois de preparados incontáveis tipos de pratos, das mais distintas culinárias. Mas vamos ao que interessa!

A pesca da lula é extremamente divertida, fácil - não é necessária experiência ‘de pescador’, pode ser realizada com toda a famíliacrianças inclusive – certamente serão as que mais vão se divertir.

A ‘isca’ utilizada é o zangarelho, uma espécie de isca artificial – no Brasil, confeccionada, até mesmo artesanalmente. Mas tanto os zangarelhos industrializados quanto os artesanais, consistem basicamente em um ‘chamariz’ e cerca de 8 pontas metálicas, finas e pontiagudas, sem farpas.

Em inglês é chamado de ‘squid jig’, e nos EUA, como é de praxe, seus modelos e diversificação são vastas. Mas os nossos (made in Brazil), apesar de artesanais, são muito eficazes e seu custo é irrisório (cerca de R$ 1,50), podendo ser encontrados facilmente em lojas de produtos para pesca – os importados também são baratos, cerca de R$ 7,00 cada (até no Mercado Livre tem prá vender).


A isca artificial zangarelho, de cor bem chamativa para atrair a lula


Sobre a pesca, propriamente dita: Em Ilhabela, litoral norte do Estado de São Paulo, os “cardumes” das lulas (Mastigoteuthis flammea) podem ser facilmente encontradas nos meses de dezembro à fevereiro, com maior incidência a partir de um pouco antes da Ponta das Canas até o Bonete. Sua pesca se dá com a embarcação ‘poitada’, ancorada, com linhada de mão, em mar calmo – normalmente encontrado nesta área.

A linhada é curta – não precisa de mais de 10 mts, e a espessura da linha a ser utilizada, em torno de 0,40 mm. Deve-se amarrar o zangarelho a linhada de mão, deixando a ponta linha que ficará com você. Amarrada em algum ponto da embarcação – guarda mancebo, cabeço etc.


Joga-se então o zangarelho à água (sem qualquer isca natural fixada nele), em profundidade entre 3 a 10 metros, + ou -. Sugere-se, ao início da pescaria, ‘experimentar’ a profundidade em que o cardume se encontra – entre 3 à 10 mts. Encontrando-o, o que é rápido e fácil, todas as linhadas deverão ser colocadas naquela profundidade – caso parem de ‘pegar’, repita o procedimento de procura da profundidade que está o ‘cardume’. Daí pra frente é só diversão!


Quando a lula ‘pegar’, você. sentirá um ‘peso’ na linha – ela não ‘belisca’ – um tipo de ‘enrosco’ estranho. É só recolher a linhada e pronto... certamente, aí, já ‘tomou’ uma divertida espirrada de tinta negra no rosto. É normal, logo que se aproximam da lâmina final d’água, as lulas expelirem em um jato a sua tinta – sua defesa natural. Não é tóxica, ao contrário, é especiaria, que, deve-se na medida do possível, ser resguardada para compor o prato a ser
preparado...hummmm, dá água na boca em pensar em calamares en su tinta – o mesmo que lula em sua tinta. Todas as pessoas que participarem desta pesca, divertida e movimentada, certamente terão uma inesquecível experiência e se tornarão dela adeptas. Fora que o resultado final da atividade movimentada será uma deliciosa refeição em conjunto.

Em apenas 2 horas de pesca é comum embarcar 20 quilos do molusco. Para tanto, é aconselhável utilizar cerca de 3 zangarelhos por pescador pois, quando começam a ‘pegar’, ‘vão pra cima’ e em ‘cardume’, de todos os jigs que estiverem postos na água agarrando-se em frenesi.

As lulas de Ilha bela normalmente são de cor rosa claro, algumas raras, azuladas, ambas meio transparentes quando ainda dentro d’ água e, quando retiradas, passam a ter uma cor mais escura – rosa escuro. Tem um comprimento de cerca de 20 cm, ocorrendo comumente os chamados ‘charutões’, que são as grandes e grossas (até 40 cm e com uma espessura de cerca de 7 cm de diâmetro).

Esta pescaria é realmente uma delícia de praticar e, seu resultado prático concreto, outro motivo de deliciar-se! Sou adepto da pesca esportiva, do ‘tag and release’, mas, que me desculpem os mais caretas, as lulas eu não ‘tag’ nem ‘release’, eu como e com gula, confesso!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc pescou Lula?