sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Notícia Urgente!


FIM DA PIRACEMA 2008/2009


O fim de Fevereiro marca o término da piracema, pelo menos em grande parte das bacias brasileiras. Nós, pescadores, obedecemos por volta de 120 dias, em respeito a reprodução das espécies de nossos rios, sempre cumprindo as regras e cotas de cada estado ou bacia. Vocês devem estar se perguntando: "E quem vive da pescaria, como sobrevive nesse período?". Calma, as populações ribeirinhas receberam o seguro-desemprego. A piracema teve início em 1 de Novembro e termina oficialmente em 28 de Fevereiro nos rios Araguaia/Tocantins/Gurupí, Paraná, São Francisco, Paraguai (Pantanal do MS e MT), Uruguai, bacias hidrográficas do Sudeste (RJ, SP, PR, MG e ES), do Leste ( SE, BA, MG e ES) e dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Já em alguns pontos também do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Rio Uruguai a piracema terminou em 31 de Janeiro, e em outros, como no rio Parnaíba , a desova(ou pelo menos o decreto) continuará até 16 de Março, mas se bem que começou no dia 15 de Novembro.


Na amazônia, um dos locais mais procurados, para a pesca o fim varia de acordo com os estados. No Mato Grosso, o fim será dia 28 de fevereiro. Na Ilha de Marajó o fim será dia 30 de abril, em Roraima o decreto tem ínicio em 1 de março e terminará em 30 de julho, no resto dos estados que a floresta amazônica compõe, ela terminará em 15 de março.


Eu por exemplo, tinha noção da piracema, mas não sabia certas épocas. Outro dia ,peguei um trairão, e na hora que fomos limpá-lo vimos uma fileira de ovas. Até hoje fiquei triste por causa disto. =(



De Zeca ao FISGADA TOTAL- com informações da revista Pesca Esportiva

Nenhum comentário: