quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Pesqueiro Maeda

DIA: 31/01/09
LOCAL: Pesqueiro Maeda - ITU - SP
QUANTIDADE CAPTURADA - 9 peixes tirados da água.



Fomos convidados por um pesqueiro muito conhecido do estado de São Paulo, na cidade de Itu, o pesqueiro e pousada Maeda, um lugar que dispõe de ótima infra-estrutura, um lugar excelente para um família de pescadores ou não - pescadores passar o dia por lazer. O local dos pesqueiros tem 11 tanques, com diversas espécies de peixes, tais como dourados, pintados, cacharas, matrinxãs e bagres africanos, que os pescadores verão a seguir.
Os tanques tem 3 tipos de divisões, em cima ficam os tanques de cimento, os quais pescamos e se assemelham muito a piscinas e em baixo ficam os tanques de engorda e o Tancão, que já é um local mais natural, cercado pelo verde.

O pesqueiro é localizado a mais ou menos 80km da capital Paulista.


Quando chegamos, as tralhas foram armadas e demorou um bocado de tempo para sair o primeiro peixe, mas quando um cat fish deu as caras vimos que a pescaria começava a valer a pena. O cat - fish foi pego com minhocoçu de fundo.
Logo após veio um peixe que eu achei ser um "toco", pois nada brigou, mas descobri se tratar de um pequena tilapia, que varia bastante em seu comportamento, porque tem dias que briga e dias que não, além de meu equipamento ser pesado para esse peixe (considerando que a esportividade e alcançada mais facilmente com varinhas de mão).


Depois de tirar a tilápia da água, meu irmão, saiu correndo e pulou em sua vara, fisgando um peixe que até o momento era desconhecido, ele era muito semelhante a um cat-fish, porém tinha uma cor amarronzada então descobrimos que se tratava de um bagre africano, espécie não muito comum em pesqueiros, pois dizem que ele tem capacidade de ficar um bom tempo fora da água e de andar de um tanque para o outro. (Nada contra os esportivos bagres africanos, mas eles sã0 feios que dói!). Os bagres chegam a proporcionar grandes brigas e chegam a grendes pesos, como veremos algumas fotos abaixo.
Depois, alguns pequenos peixes começaram a dar beliscadas na vara de meu pai, que só os perdia, mas depois de muitas fisgadas aprendeu o que fazer e a hora certa de fisgá-los e o nosso amigo, um briguento piauzinho deu as caras. Mesmo tendo apenas 1,3 quilos, ele brigava bem e demorou a se cansar, pois tentava ir para o meio do aerador, que é onde normalmente os peixes encostam para descansar. Fora esse da foto abaixo ainda forma fisgados mais dois um um pouco menor e o outro maior, de 2 kilos, proporcionando mais exitação aos pescadores.


Logo após o piauzinho molinete disparou,e a vara com minhocoçu de fundo envergou bastante, o que dava a ideia de ser um belo pintado, e a cada 5 metros que meu irmão recolhia o peixe levava 7. Quando se passaram 10 minutos, o peixe encostou na margem e vimos outro bagre africano, que parecia ser bem maior. O resultado está abaixo.

Quando já estavámos quase indo embora, resolvi testar massa de isca, e fiz um chicote bem pequeno, de mais ou menos 20 cm e coloquei um anzol 7/0 (bem exagerado) na bóia cevadeira. Eu começei a jogar no tanque 7, mas resolvi trocar para o 8. Cheguei e vi que havia alguns peixes batendo na superfície. Joguei lá no meio e coloquei a vara na suporte. 5 minutos depois, a bóia afundou e fisguei com vontade e depois de algumas corridas, o tambaqui apareceu pra foto.


No finalzinho, meu irmão pediu empretado o sistema da massa e fisgou um pequeno pacuzinho, que praticamente não teve chance contra o equipamento reforçado.


Obrigado pela leitura - Espero que gostem e ótima pescaria






Em breve escreverei sobre outros pesqueiros - Zeca

Nenhum comentário: