terça-feira, 17 de março de 2009

Pesca de Pintado




Demorei um bom tempo para tirar esse pintado da agua, grande brigador que me rendeu bons minutos de animação.

Agora, para vocês pescadores, vou falar de um peixe que tenho não muitas experiências, mas já entendi como pegá-lo, o pintado, bagre muito comum no Brasil.



O pintado é um peixe de coloração acinzentada, com pintas pretas por todo o corpo, sendo que o ventre é esbranquiçado. Como não tem escamas, tem uma espécie de proteção, o couro, como todos os bagres. O corpo é alongado e roliço, sendo a cabeça grande e achatada, com uma boca bem grande. Se pescá-lo, o que espero que você consiga, cuidado ao manuseá-lo, pois tem espinhos nas nadadeiras, como seus outros primos bagres, que podem ferir o ser humano.

PESCA EM RIOS


Caso queira pescá-lo, se prepare, pois é um peixe que tem bastante agilidade e força, sendo assim um peixe muito, mas muito esportivo. Você nessecitará de um equipamento médio- pesado, além de linhas de 17 a 30lb e anzóis de 6/0 a 10/0.


A isca mais utilizada é o minhocoçu de meia água ao fundo, que rende ótimos resultados, de acordo com minhas pescarias. Também, iscas que se usam bastante, são as tuviras, os lambaris, piaus, curimbatás e muçum. Com isca artificial, use plugs de meia água e fundo, mas como ainda não testei, não posso afirmar que capturará o pintado.


PESCA EM PESQUEIROS


Para a pesca em pesqueiros, a melhor isca que constatei, foi o minhocoçu, em um anzol de 3/0 para cima, pegando um ou dois deles inteiros e colocando no anzól, meio que o amarrando até cobri-lo inteiro. Depois, é só fazer um belo arremesso com o caniço bem no meio do lago.


Não precisa ser um equipamento muito pesado como o necessitado na pesca em rios, apenas se você souber que no local há peixes que grande porte, o que geraklmente é raro com os pintados, pois quando ultrapassam os 30 kg já tem mais de 20 anos na certa, sendo que na natureza ultrapassam os 50 kg.


OBS: Como o pintado tem carne muito apreciada, ele é muitas vezes pescado ilegalmente, e esses pescadores ilegais, acabam não obedecdendo as cotas de captura.

Dessa vez, é isso! Espero que consigam pegar bastante exemplares deste esportivo peixe.




BOA SORTE ! =)






Nenhum comentário: