terça-feira, 24 de março de 2009

Pesqueiro Surú - Santana de Parnaíba, SP-

DIA: 28/08/09

LOCAL: Pesqueiro Surú - Santana de Parnaíba - SP

QUANTIDE CAPTURADA: 7 peixes tirados da água

Peixes de Couro Nota 1000

Olá pescadores! Como estava indo demais ao pesqueiro Maeda, achei algumas fotos de minha ida ao pesqueiro Surú, dia 24 de agosto de 2008. O pesqueiro é localizado na cidade de Santana de Parnaíba, no estado de SP, e apesar de não ter toda a estrutura do Meda, é muito piscoso. O lago do local tem 10.000 MTS quadrados e grande variedade de peixes.


O a primeira fisgada foi meu, e pegeui um cat-fish de tamanho razoável, considerando que os "cats" não passam de 4 kg ali naquele local. O peixe foi pego na vara de bambu, próximo a umas galhadas, com 3 minhocas bem retorcidas no anzol, a fisgada é bruta e a primeira corrida também.



O segundofoi meu irmão, outro cat fish, também com as minhocas na vara de bambu. Ali próximo as galhadas é o local mais piscoso do lago, mesmo sendo sujo e com algumas carcaças de peixes.

A primeira vista os cat-fishes parecem pequenos, mas parecem peixes de rio que nunca foram fisgados, pois a forma correta de dizer é que eles são malucos que parecem nunca querer se entregar.
Um peixe pulando próximo a linha do meu irmão. 5 minutos depois ele fisgou um belo cat-fish , com o mesmo sistema de minhoca.

O cat- fish, era um pouco menor, mas não teve dó da minhoca. Atacou sem piedade e meu irmão tomou um belo de um susto. Ele o fisgou com vontade, e foi ai que o cat-fish ficou louco, e começou a correr e quase estourou a linha, mas meu irmão consegui tirá-lo d´água , e como sempre pulou de felicidade


Um pouquinho do lago, ao fundo."As galhadas do cat-fishs", onde foram fisgados muitos deles, e em outros dias pacus e carpas. O lago de 10.000 quadrados de espelho d´água, e dependendo do canto que você ficar pega determinado peixe.

O último peixe foi pego por mim, outro cat-fish, este é acima de 2kg, de acrodo com a pesgaem. Grande brigador, rendeu muita esportividade, com esportiva corridas para o meio, e várias vezes a linha estourava. Não tiramos fotos, mas se olharmos no carrinho veremos quatro cat-fishes, que foi o número deles.


Vale ressaltar que no Surú não necessita que o pescador tenha equipamentos avançados, apenas o básico, que é vara de bambu, linha anzol e minhoca.

O último peixe não foi pego com o caniço, mas sim com a mão, ou como dizemos "na unha". Logo antes do meu cat-fish, ouvimos um forte estalo. Era um pescador ao nosso lado que havia estourado a linha do molinete, por deixar a fricção muito presa. 15 minutos depois, eu vi que do meu lado havia uma bóia bem grande, subindo e descendo, e falei para meu pai, "Vamos pegar essa bóia, e ficar com agente!", daí ele disse, " Você não tá vendo nada? Tem peixe aí!!!". Então ele deitou no chão e começou a segurar a bóia, e gritava, e dar uma brigada com peixe, que já estava cansado, então ele pegou, puxou ela para fora e viu um belo pintado de 2,5 kg. Quando ele tirou da água, gritou "É pintado!" O homem veio falar conosco e só pediu a bóia e a garatéia dele, mas só depois entendemos, ele não queria levar o peixe porque o quilo do pintado é muito caro, e no Surú, você é obrigado a levar o peixe!!!(O que contesto muito).

Como disse, somos obrigados a levar o peixe. Já conversamos com o pesqueiro para que esta questão de pesque e pague acaba, mas eles disseram que vão pensar sobre o asunto... porém é um começo.
DICA: Para a pesca de cat-fishes maiores, utilize a minhoca,com arremesso do caniço bem no meio do lago. Para a de pacus, ceve no final do dia, bem próximo a margem. Para a de carpas, meu irmão fez um arremesso bem no meio do lago, com pequenos pedaços de salsicha.

É isso aí pescadores, aproveitem a pescaria, principalmente se gostar de uma boa briga.

De Zeca Ao Fisgada Total

Nenhum comentário: