terça-feira, 24 de março de 2009

Mostrando a pesca de um iniciante - aprendendo a fisgar e brigar

As três espécies de peixes do sítio, (da esquerda para a direita), lambari, carpa hungara, tilápia.







Neste
último fim de semana três amigos meus(Luis Eduardo,Thomas e Zé Gui)foram ao sitio de um deles e pescaram.
Bom vou começar falando sobre as possibilidades de pesca no sítio dele.Lá tem cinco lagos, porém os meus amigos só usaram um, que continha lambaris,carpas e tilápias.O lugar é muito piscoso e muito bonito,e os peixes maiores resultam em uma briga boa, fazendo a linha cantar e a vara (não são muitas opções, 2 telescópicas e 12 de bambu) beber água, como todo o bom pescador gosta. A única opção de isca lá é a ração de cachorro,porém, recomendo que se você for a um sítio, traga outras iscas de sua cidade até procure minhocas, que pode ser que capture outro tipo de peixe.

SÁBADO: No sábado o meu amigo Luis(pouco experiente na pesca)abriu o dia com um pequeno Lambari de por volta de um 250g, mas que o rendeu muita felicidade, (porque cá entre nós ele não pega peixes bem maiores que isso). Após Luis ter fisgado o primeiro peixe do dia o segundo chegou em uma pequena briga porém gostosa(segundo meu amigo Zé Gui)e era outro Lambari só que este um pouco maior que tinha por volta de 480g. Agora você deve estar se perguntando como alguém fica brigando bastante tempo com um lambari? Ora, basta ser esportivo, a briga não precisa ser longa, apenas necessita que o peixe seja esportivo.Após uns 10minutos o meu amigo Thomas, que estava sentado, fisgou uma tilapiazinha de uns 850g e,ao tentar tira lá para fora d’água pisou em um buraco e machucou a perna ,deixando o peixe escapar.Uns três minutos depois Luis retirou outro labarizinho de mais ou menos 250 g.

Zé gui,com muita fome,foi até a casa do sítio para ver se a comida estava pronta e ficou lá comendo umas linguiçinhas enquanto Thomas e Luis pescavam. Luis conseguiu pegar uma carpa de uns 300g, e por não ser esportivo e tentar tirar o peixe na marra,não conseguiu brigar nada com ela. A maior briga do dia veio uns 7 minutos depois quando Thomas fisgou uma Tilápia de mais ou menos 3kg,mas quando Thomas conseguiu ver ela fora d’agua,ela deu uma puxada forte e levou quase a linhada toda.

DOMINGO :No domingo eles voltaram ao mesmo lago do sítio para pescar.No começo do dia estava uma chuva fraca e a pescaria foi aberta por Zé Gui que pescou um minúsculo lambari de umas 100g que rapidamente foi solto no mesmo lago.O segundo peixe a ser fisgado foi pego por Luis que ficou segurando a vara e não sentiu nada e foi ai que Thomas disse - Estão mordiscando a isca e puxando vara! -Então Luis tentou puxa la e viu que tinha um peixe de um tamanho razoável(claro que para a porporporção dos peixes do sítio, porque carpas hungaras chegam a 30kg) e depois de uma briguinha boa com ele e ao retirá-lo para fora d’água, percebeu que era uma carpa húngara de mais ou menos 1kg.Após 10 minutos sem pescarem nada Luis resolveu ir tomar banho e Zé Gui e Thomas continuaram a pescar e uns 5 minutos depois tomas retirou uma tilapiazinha de uns 700 g .O maior peixe fisgado neste dia foi uma carpa húngara de uns 2kg pego por Zé Gui,que é muito magro,e teve que pedir ajuda a Thomas que a retirou da água em uma boa briga com eficiência.


Nota: É isso aí Thomas. Continue pescando! Parabéns

Nenhum comentário: