quarta-feira, 25 de março de 2009

Tambacu - ou Paqui - divertida briga de até 40 kg


O Thomas escreveu esta matéria, mas eu adptei. Valeu Thomas!

_____________________________________________________________________


O tambacu, peixe bem famoso, é o resultado híbrido da reprodução dos redondos, Pacu macho e o Tambaqui fêmea, por isso também pode ser chamado de Paqui.


O Tambacu engorda mais facilmente e chega a pesar muitos mais do que seus "pais", principalmente em pesqueiros. Um exemplo, é que os pacu dificilmente ultrapassam 10 kg em pesqueiros, mas os tambas, o bitelo chega até 45kg e exemplares desse porte não necessitam de tanto tempo para chegar a pesar isso.


Não é comum, na natureza, o pacu e o tambaqui se encontrarem, mas os tambacus, são reproduzidos frequentemente em laboratórios, e por isso, reproduzem as condições, para que o peixe cresça mais rápido do que os seus "ancestrais", por isso a engorda não é tão difícil.


O corpo do Tambacu é bem arredondado, tem escamas pequenas, finas e lisas e a membrana das guelrras é muito menor do que a do pacu e que a do tambaqui. A carne dos redondos é quase sempre o seguinte: quanto maior o peixe, mais gordura, porém não deixa de ser uma carne bem saborosa e com bastante textura.


O equipamento deve ser um anzol de numero 2/0 até 8/0, linhas de 17 até 30 lb encastoadas por causa dos dentes salientes dele.


PESCA EM PESQUEIROS ( o único local onde ele será encontrado)


Para pesqueiros, a isca mais recomendada é a salsicha, ou então a mortadela, tanto de superfície, de meia água, ou então de fundo. A massa também é uma isca muito utilizada, porém se colocar massa, escolha uma de liga boa, pois o local onde o peixe habita é o meio do lago, o que necessitará que você saiba fazer um arremesso com o caniço bem no ponto, pois é o local onde o peixe mais gosta de ficar. O minhocoçu também pode ser utilizado, porém de fundo, e assim você "corre o risco" de acabar brigando um belo pintado, ou outro peixe de couro. Se houver um dia que os peixes estiverem mais ativos, pulando e se movimentado, jogue a isca bem próximo ao ponto em que eles estão, pois não precisa de mais de 30 segundos para eles atacarem sua isca de levarem sua bóia ( o que recomendo no caso deles estarem fazendo a "gandaia"). Outro dia foi o que aconteceu comigo. Coloquei na minha cevadeira e a linha com um pedaço de mortadela flutuando. A ação foi imediata, tomei até um susto, porque 15 segundos contados depois do arremesso, a bóia sumiu, fisguei e trouxe o peixe, que é muito esporitvo, briga como nenhum outro redondo.
Bom, é isso pescadores. Se quiserem ter muita esportividade, vão em busca dos tambacus.

Nenhum comentário: