sexta-feira, 31 de julho de 2009

Lauri Rapala - O criador das famosas iscas artificiais


Vamos abrir outro tipo de postagem no blog, que mostrará as biografias das famosidades do nosso mundo de pesca.
Hoje será de Lauri Rapala, o criador de uma das iscas artificiais mais conhecidas do mundo.

Tudo começou com um garoto finlandes que tinha apenas dois "artefatos", um deles era uma faca e o outro era a fome, e como uma das únicas da região era peixe, e não tinha acesso a muitas iscas naturais, ele tinha de desenvolver algo diferente.

Uma outra coisa extremamente importante para Lauri era sua inteligencia e sua observação. Enquanto pescava e via outros pescadores pescando nas águas do lago Paijanne, da Finlandia, ele viu que os peixes maiores caçam peixes menores e de preferencia conseguem pegá-los mais facilmente se estiverem machucados.

Depois de 6 anos observando o comportamento dos peixes, Lauri concluiu seu "trabalho". Utilizando sua faca, e uma lixa, pegou madeira balsa e fez o formato da isca. Depois, com papel laminado, fez a cor da isca e com negativo fotográfico derretido, fez o revestimento protetor da isca.

Quando fez seu primeiro arremesso, viu que as ações eram intensas e os peixes com fome faziam "a festa" e quase sempre Lauri voltava pra casa com um trofeu.

Então a fabricação de iscas artificiais virou um negócio e Rapala acabou tirando proveito disso, comercializando as iscas.

Depois disso, o resto da história todos sabemos e se olharmos nas melhores lojas de pesca, veremos as melhores iscas artificiais do mundo a venda, para que nós, pescadores, podermos usá-las e ver que com esforço e dedicação pegaremos peixes.


De Zeca ao Fisgada Total

quinta-feira, 30 de julho de 2009

História de Pescador - os verdadeiros mentirosos

Com ideias "a mil", o Fisgada Total inaugura um novo tipo de postagem para descontrair o publico.
Vamos mostrar historias, piadas e todo o humor de pesca que pode ser escrito ou enviado por voce, leitor.

O paulista estava com a maior vontade de pescar, e junto ao seu amigo, ficaram procurando algum local para realizar. Ele chegou então em uma fazenda lá em Minas, e perguntou pro mineirinho se ele poderia pescar no açude da fazenda, no qual os peixes pareciam explodir de tanta fome.

O mineirinho respondeu que sim, mas que tinham uns bois e uns touros lá nas proximidades do açude, mas que não pegavam ninguém.

Então, lá foram os dois paulistas, com as tralhas armadas e quando fizeram o primeiro arremesso no lago, os touros resolveram dar uns ''pegas" neles.

Os paulistas começaram a correr e nisso se arranharam e se machucaram inteiros. Quando já estavam na metade da volta, passaram por um lamaçal e perderam as tralhas.

Quando chegaram no mineirinho, para tirar satisfações sobre a mentira dele começaram falando irritados:

- Mineirinho, você não disse que os bois não pegavam ninguém?

-Disse! Eles ''pegou" voceis?

-Não, porque nos corremos muito!

- Então! Isso sempre acontece! Eles nunca pegam ninguém porque as pessoas sempre correm muito!

(HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA)

De Zeca ao Fisgada Total e obrigado pela leitura

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Culinaria - PINTADO AO REQUEIJÃO CREMOSO

Uma receita de um epixe super esportivo, o pintado. Lembrando que a receita também pode ser feita com cachara ou pincachara.

Lembramos também que o pesque e solte deve ser apoiado..


INGREDIENTES
-1 1/2 quilo pintado 
-4 tomates
-1 pimentão
-2 cebolas
-salsinha
-cebolinha
-pimenta de cheiro
-1 cabeça de alho
-1 lata de extrato de tomate
-1 vidro pequeno de leite de coco
-1 copo de requeijão cremoso
-sal a gosto
-urucum a gosto
-coentro a gosto
-3 limões (para lavar o peixe)


MODO DE PREPARO


Lavar o peixe com o limão. Picar os ingredientes (tomates,
pimentão, cebolas, salsinha, cebolinha, alho e pimenta de
cheiro). Colocar os ingredientes picados em uma panela para
refogar e depois colocar o extrato de tomate, o urucum e o leite
de coco, sal. Faça um molho.

Depois colocar em um refratário como se fosse uma lasanha.
Primeiro coloque uma camada de molho e uma de peixe e por fim
outra de molho e o requeijão cremoso por cima. Pode ser assado no
microondas (25 minutos) ou no forno (35 minutos).


Se quiser comer uma receita deliciosa, basta ir ao supermercado e comprar
ingredientes necessários

Rapala Fishing Frenzy- PARA WII - o melhor jogo de pesca do gênero

Vou falar um pouco de um jogo de pesca muito divertido e realista que adiquiri a pouco tempo, de nome Rapala Fishing Frenzy, feito pela famosa marca de iscas artificiais.

O jogo consiste em pegar peixes usando iscas da Rapala.

As espécies do jogo não são muito conhecidas por nós, mas não deixam de proporcionar grandes brigas, são elas : Truta Marrom, Black Bass (Largemouth Bass), Cat - Fish, Striped Bass entre outras.

Mesmo que pareça estranho, só de fazer os longos arremessos com o caniço, chegam a fazer o braço doer. Na briga com o peixe então, nem posso dizer qual é a sensação, que não chega a ser a de pegar um peixe na realidade, mas somente um pouco menos que isso.

No jogo, não é tão fácil pegar peixes, pois tudo vai depender se você, está num "HOT-SPOT", local no qual a certeza de tirar um trofeu, é grande.

Para controlar o jogo, não é necessária muita inteligencia, mas uma rapidez surpreendente nos dedos e força nos braços, pois os peixes do jog parecem ser "naturais e não estar de brincadeira.
Para controlar o jogo, basta só fazer os movimentos e apertar os botões indicados no meio ou no começo da tela.

Para chegar aos "HOT SPOTs", é necessário dirigir o barco, então basta só apertar "Z" e ir virando o controle do Wii para a direção desejada.

No jogo existem vários lagos, os quais são extremamente piscosos, mas não menos dificeis de pegar peixes, e tudo vai depender da profundidade do local e da isca utilizada.

Lembrando que o jogo é extremamente realista, com gráficos surpreendentes para Wii, e que de vez em quan do, a isca artificial enrrosca e a linha precisa ser cortada.

Lembrando, que, como todo o jogo, de vez em quando temos alguns problemas técnicos, que são, uns peixes gigantes, como um Black Bass capturado por mim de 50 lbs, a briga durou 15 minutos.

Abaixo um video demostrativo do jogo:



Grato pela leitura

de Zeca Ao FISGADA TOTAL

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Parcel Dom Pedro - Para os que acham que lá não tem “barbatanas” !!!

Localizado a cerca de 15 Milhas Nauticas, a Sudoeste da ponta do Forte de Itaipú na baixada santista, este parcel chega a 'quebrar', pois seu cabeço se eleva até quase 3 metros da superfície.

Há relatos, inclusive, de colisões de cascos de embarcações de maior calado em virtude da profundidade do seu ‘cabeço’ mais raso.

É um local que costumávamos pescar e mergulhar....

Mas, a parir do dia em que participei como interlocutor direto da história que passo a compartilhar, mergulhar, ao menos prá mim, não mais.

Em certa quarta-feira de sol forte e com o mar como um 'tapete', “cabulamos” o trabalho e seguimos viagem para o ICS, e de lá para o ‘Dom Pedro’ (eu, meu irmão e nossos amigos Neto e Renan).

Chegando lá, nos deparamos com outro amigo inseparável de pescarias e aventuras marítimas, o nosso querido, fiel de sempre presente pescador inveterado, Del Bosco.

Neste dia, como o comandante Del já estava pescando de linha, resolvemos não 'cair' na água para não atrapalhar, iniciando nossas atividades pesqueiras diretamente pelas linhadas.

Como de costume, marcamos o cabeço mais raso e, a partir dele, nos afastamos cerca de 60 metros em direção W, até atingirmos uma profundidade de cerca de 18 mts.

O Del com sua inseparável e corajosa cabras-mar "Mink", estava 'poitado' mais ao raso, mais próximo do primeiro 'cabeço', distanciado a cerca de 30 m de nossa Komplott.

Lançamos à água nossas linhadas para garoupas e caranhas.

O Neto, além das linhadas de fundo, mandou p'água, uma de 'meia-água', na intenção de identificar a existência de algum cardume de galos, xaréus, olhetes, ou olhos de boi.

Começamos a içar garoupas valentes e pesadas, que, não sei se por puro ‘pré sugestionamento’, só saem em dias tranqüilos e de semana produtiva.

O certo é que, lá nunca peguei garoupas maiores de 5 kgs em finais de semana, feriados etc..., indicação de que estas garoupas maiores somente 'trabalham' nos dias, comumente destinados ao trabalho humano (de segunda à sexta).

Mas vamos lá, em meio à pesca de fundo, o Neto fisgou algo em meia- água.

Logo pensamos se tratar de alguma bicuda intrometida porque não estava quase 'brigando', mas tínhamos certeza de ser peixe pequeno.

Para surpresa, ele havia fisgado um pequeno Mako, com cerca de 2 kgs.

Tiramos o maior barato dela, muito embora, após ele mandar taxidermizar o recém nascido tubarão, invejamos o troféu - ficou lindo!

Continuamos a içar os peixes de fundo, mas, de superfície e meia-água, nada de cardumes, nem mesmo de bicudas.

Cerca de 10 minutos após ter embarcado o pequeno Mako, o Del Bosco gritou de sua lancha.

Ele segurava fortemente uma vara pesada de espera, vergada até o 'talo', com a carretilha 'gritando' como louca.

Começamos a lançar os costumeiros 'insultos' ao nosso amigo e aos demais pescadores que estavam com ele.

No meio de uma dessas 'frases costumeiras', a poucos metros do costado da Komplott, um enorme Mako, com mais de 3 m, literalmente, decolou da superfície do mar em direção ao céu azul.

Neste pulo, uma das cenas mais lindas que já vi, rodopiou verticalmente por completo, voltando ao seu habitat, em seguida, saltando novamente na horizontal, girando em torno do próprio eixo.

O Del, ao ver um peixe pulando tão alto, sem, entretanto identificá-lo, começou a gritar que se tratava de um 'bico'.

Neste instante, todos que estavam embarcados na Komplott, e que viram a poucos metros do nosso costado o grande Mako, começaram a gritar para a Mink para que soltasse a ‘poita’ e seguisse em perseguição ao peixe.

Concluíamos intimamente que, quase certamente a vara não estaria preparada com 'parada' de aço, item que seria de suma importância para a captura do lindo tubarão de coloração azul reluzente.

O pessoal da Mink, quando se toucou que se tratava de um enorme Mako, já era tarde!

A "parada" de nylon não resistiu ao contato com a derme do peixe, que mais se assemelha a uma lixa extremamente áspera e grossa, tampouco, agüentou ao simples toque de sua afiada fileira de dentes longos e pontiagudos, dentição característica da espécie.

Sob protestos, murmúrios e xingamentos, o grande Mako se foi, não havendo mais nada a fazer, certo?!

Quase..

Cinco minutos depois, o pessoal da Mink novamente fisgou outro.

Este, bem menor é claro, mas até mesmo por isso, o embarcaram com certa facilidade.

Verdade seja dita, era consideravelmente menor, mas, nem por isso o peixe com seus 16 kgs deixava de ser uma beleza!

É detentor de uma hidrodinâmica invejável, um conjunto poderoso de mordedura com dentes dispostos em fileiras que continuamente se destacam da gengiva, uma pele que mais parece uma armadura e uma cor..., esta sim, de parar multidões - é o tom de azul mais bonito que já vi.

Bom, como já eram quase 5 horas da tarde, as geladeiras já estavam cheias e nós da Komplott tínhamos de voltar a tempo para dar impressão às namoradas que estávamos trabalhando de 'paletó e gravata', nos despedimos e retornamos ao ICS.

Ah, antes de partirmos, o pessoal da Mink informou que iria adentrar à noite em pescaria para tentar as grandes dentuças (caranhas) que habitam em grande número àquele parcel.

No próximo relato, conto a passagem com o Cássio, outro velho amigo pescador, que comigo fisgou no parcel dos Reis, em um único dia e de corrico, 11 olhos de boi de mais de 20 kgs cada e de sobra, mais de 30 vermelhos ciobas com média de 8 kg!

Quase ia me esquecendo, a turma da Mink fisgou naquela noite, duas 'dentuças' das criadas um de 40 e uma de mais de 60 kgs.

Quem duvidar desta história, basta conferir com os participantes identificados com nomes reais; os amigos pescadores, portanto, 'bons e verdadeiros mentirosos': Renan e Neto, Del Bosco, Arthur dos Santos, tio Orlando Lovecchio (in memoriam), eu e o Beto (meu irmão).

domingo, 26 de julho de 2009

Pesca Alternativa - Pescaria De Pirarara Pesqueiro Castelinho

Vamos mostrar a pesca de Pirarara, um dos peixes mais brutos de água doce. Veremos Diogo Lafiandre e seu amigo Bruno "Pirarara" pescando os gigantes de couro no Castelinho.

Aproveitem, porque o video tem 3 partes.


PRIMEIRA PARTE




SEGUNDA PARTE




TERCEIRA PARTE

sábado, 25 de julho de 2009

Montando um Aquário de água doce

Alguns aquas podem ser colocados em lugares extremamente incomuns como este abaixo

Outra nova ideia do Fisgada Total é ensinar a fazer aquários, para que o pescador veja o outro da moeda, o do peixe, e como ele interage, para que nós pescadores começemos a apoiar o pesque e solte.


Hoje, mostraremos o básico, como o aquario a ser escolhido etc...



Bom, pescadores e aquaristas, o principal é a escolha do aquario, que deve ser de um tamanho acessível, e se quiser manter o aquario por um bom tempo, faça com que as pessoas que moram com você estejam de acordo, pois isso, no futuro pode se tornar um problema.


Nestes aquarios podem ser colocados varios tipos de peixes, como pirararas, pirarucus, pacus, pintados e até arraias, basta só ter o espaço apropriado para isto e criar os peixes.


Depois, que as pessoas de sua casa estejam de acordo, basta escolher o aquario. O meu tem 200l, mas isto pode parecer exagero, mas é claro vai depender dos peixes que você pretende ter, então antes de comprá-lo, tenha uma ideia dos peixes que terá.

Por exemplo, como meu aquario é grande, tive a ideia de colocar peixes grandes, como meu tambacu que já alcançou 900 g.


Despois da escolha do aquario, devemos enchê-lo com água e esperar de 30 a 40 dias para poder colocar peixes para que um "ecossistema" se forme e para que os peixes possam sobreviver sem problemas.

Alguns devem estar pensando...Mas Por quê esperar mais de um mês para colocar peixes?

Isso é simples, porque senão, todos os peixes morrerão.


Enquanto a água fica descansando no aquario, deveremos comprar um filtro apropriado para a capacidade de água do aqua. Eu, partircularmente, optei por usar dois filtros, cada um que possa filtar metade do aquario, pois se um parar por algum motivo, terei outro que por algum tempo manterá os peixes vivos.


Recomendo que durante esse descando da água, que os novos aquaristas joguem comida no aquario, pois mesmo que pareça muito estranho, isso facilitará o crescimento das bacterias que auxiliam na formação do mini ecossistema.


O básico do básico é isso, mas há muitas coisas mais.


Aquarismo é interagir com a natureza, então aproveitem.


Abraços, Zeca

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Culinaria - Atum com Toques Orientais

Vamos abrir um novo tipo de postagem no blog, o de culinaria, a qual ensinaremos a fazer saborosas receitas com os esportivos peixes.

Hoje ensinaremos a fazer Atum com toques Orientais, que fica uma delícia.

Lembrando que o Pesque e Solte deve ser apoiado.


INGREDIENTES


-800 g de atum-lombo.
-1 maço de ceboletti.
-Darinha de pão japonesa para empanar.
-2 latas de azeite.
-Ervas frescas a gosto.
-4 maços de shimeji.
-1 xícara de molho de cogumelos.
-1 dente de alho.
-Alcachofras com ervas (aproximadamente 24 unidades).


MODO DE PREPARO


-Corte o lombo em quatro retângulos de 200 g.
-Marine com azeite com ervas e um dente de alho.
-Deixe descansar na geladeira por uma noite.
-No dia seguinte, corte a ceboletti e reserve.
-Retire o peixe da “marinada”, deixando azeite abundante.
-Tempere com sal e cubra com a ceboletti.Passe o atum pela farinha.
-Pressione para fixar a crosta ao seu redor.
-Coe o azeite da marinada e o aqueça bem.
-Frite o atum por aproximadamente dois minutos (até que a crosta esteja dourada).
-Corte o peixe na diagonal (expondo seu interior mal passado) e sirva sobre o molho quente.
-Acompanhe com shimeji grelhado e alcachofrinhas ao azeite de ervas.

O rendimento dessa receita é de 4 porções

Se souber cozinhar, o que está esperando? Vá comprar os ingredientes e vamos comer ATUM!

Grato ao site www.culinaria-receitas.com.br

Pesca Alternativa

Esse programa é bastante antigo e mostra a pesca de Trutas na fria cidade de Campos do Jordão-SP por Lusca Pacheco.

É extremamente interessante, ou seja vejam e se divirtam.

Dicas de Equipamentos - Carretilha Fleming Calypso

Aqui vão mais dicas de equipamentos, porém agora, vou dizer o nome, marca e etc.. e vou avaliar dando notas para cada item.


Hoje, estaremos mostrando a Carretilha da famosa marca Fleming, chamada Calypso modelo 100 SF


Vamos começar mostrando o perfil desta carretilha.


No perfil, esta carretilha tem uma bela aparência, é um modelo de perfil baixo, não muito usado para pescas pesadas. Tem capacidade de 100 metros de linha 0,33mm e é execelente para pinchar devido ao seu carretel dinâmico.
NOTA P/ O PERFIL - 9,0 - O seu perfil dá o que falar, e impressiona no dinâmico e na beleza.


No interno esta carretilha, como todo o equipamento de pesca, tem seus defeitos. O problema desta está no sistema de freio, pois como não tem freio eletro-magnético, a regulagem deve ser precisa, senão, antes de cair na água, a bela carretilha, dará a indesejada cabeleira, que pode prejudicar a pescaria.
Posso ressaltar que esta carretilha precisa de alguém que tenha extrema prática, já que é muito dificil arremessá-la com chicotes pesados.
Uma parte interna excelente é o sistema de rolamentos, a qual são 11, que funcionam extremamente bem, e do que constatei até hoje, não dão problemas.
NOTA P/ O INTERNO - 4,9 - pois há apenas uma parte extremamente boa e outras duas com problemas, que não são tão sérios, mas pode prejudicar a pesca.


Esta carretilha já apareceu no tradicional programa Pesca Alternativa por duas vezes, uma com Lusca no pesqueiro Fish Park California, em Mauá, e outra vez no minuto Sugoi, a loja que tem esta carretilha em grande número para a venda. Então, devido a esses aparecimentos constantes, e as notas anteriores a nota geral vem a seguir, de forma positiva:
NOTA GERAL - 6,5 - mesmo com os pontos positivos, é uma carretilha chinesa muito limitada

Além de tudo, a Sugoi Big Fish, está fazendo uma promoção, em que você paga R$ 278,00 e ganha 5 iscas artificiais da Aicas, um boné autografado pelos apresentadores do Pesca Alternativa e ainda 150m de linha 0,33mm.

Bom, é isso, e de acordo com a avaliação, esta carretilha está extremamente dando o que falar, então aproveitem e peguem a "manha" dela e fiquem craques equipamento.
Abraços, e boa pesca

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Curimabatá - o manhoso peixe de boca pequena

Como disse, na foto a cima, o curimba anda em grandes cardumes



Para os pescadores de todo o Brasil, aqui vai a mais nova dica de pesca, é do curimbatá ( Prochilodus spp), um peixe muito manhoso de ser fisgado, por causa da sua boca pequena.

Para a pesca do curimba, como foi apelidado, é necessário anzois pequenos e finos, de número 2 a 8 para facilitar a fisgada, pois é muito manhoso e digamos que ele "mama" na isca antes de dar o bote final.

Para os pescadores que gostam da pesca nos rios, o curimba pode ser encontrado em diversas bacias hidrográficas, taís como Amazônica, Araguaia-Tocantins, São francisco e Prata. O curimba é encontrado no estado de São Paulo em alguns rios, como por exemplo o Tietê, próximo a cidade de Botucatu.

O curimbatá é um peixe de escamas, e como já disse, boca pequena em forma de ventosa. A espécie se caracteriza pelas escamas prateadas e porte não passando de 80 cm nas maiores situações, porém há relatos de exemplares com mais de 5kg, que já proporcionariam grandes corridas e brigas.

O curimabatá é muito importante comercialmente, sendo facilmente encontrado em supermecados com exemplares de grande porte a venda. As comunidades ribeirinhas apreciam o peixe como a limento e fonte de renda.

Na natureza, o curimabatá se alimenta de microorganismos que vivem na lama do fundo, por isso também pode ser chamado de papa-terra.

PESCA EM RIOS

Para quem gosta de se aventurar e pescar nos rios, muitos pescadores usam tralhas simples, indo aos barrancos e usando varinhas de bambu, e como isca massinha de farinha de trigo, nem muito mole, nem muito dura, apenas consistente. A linha deve ser não muito grossa, no máximo 0,40 mm e 50 cm mior que a vara.

No molinete, também não necessitamos de equipamento pesado, apenas de qualidade, com linha 0,30mm no carretel e um chicote com massinha de boa cosisntência no chuverinho de fundo de preferência. Essa técnica é muito usada em represas as quais tem o tão falado peixe.

Não, de maneira alguma tente pegar curimbatá com iscas artificiais, pois são espécies detritívoras, ou seja, não iriam nunca pegar nas iscas artificiais, a não ser que ela tenha enroscado neles.

Lembramos que a espécie anda em cardumes e se começar a pegar um e localizar o cardume, aí na certa você terá o melhor dia de pesca de curimba da sua vida.

PESCA EM PESQUEIROS

Em pesqueiros recomendo até equipamentos mais leves, pois os peixes não tem para onde correr, como por exemplo galhadas, então fica mais divertido brigar e exibir o seu troféu, dizendo que a briga pode ter durado 10 minutos.

Usando chuverinho de fundo, pode-se obter grandes resultados com aquelas massas que vem parecendo farofa e é só acresentar água. Eu, particularmente prefiro misturá-las, como por exemplo a de banana com a carnívora, para assim poder pegar os grandes curimbas.

Nos pesqueiros os curimbas encostam na margem no fim do dia e pode ser pegos com varinhas de mão com a mesma massinha num anzol pequeno, o que aumenta a esportividade.

A questão dos cardumes também acontece em pesqueiros, por mais que pareça estranho. Uma vez, quando era menor, fui a um pesqueiro em Uberaba e começamos a cevar. Depois de 10 minutos, uma mancha preta, com uns 5 metros de comprimento subiu, e varias explosões aconteceram, então foi só montar o sistema de boinha de lambari com massinha de isca e lá estava, depois de 5 minutos a boia baixando e a linha indo embora. neste dia foram fisgados mais de 15 curimbas, todos na boinha.

O que também não muda da natureza é a sensibilidade que devemos ter ao tentar fisgá-lo. Se ester usando bóia, assim que ela abaixar, fisgue, senão esse manhoso sai da linha.

Mas, como em todo o pesqueiro, o comportamento dos peixes muda, e no curimba a variedade de iscas com que pode ser pego aumenta. Muitos pescadores tem obtido resultado com guabi umedecida na pinga, miçanga e até salsicha.

Vale lembrar que se você quiser comer curimba, compre no supermercado, então vamos apoiar o PESQUE E SOLTE.

Bom, espero que tenha ajudado.

É isso aí pescadores. Se quiserem ganhar sensibilidade na mão e "correr o risco " de divertidas estouradas de linha, o curimba é pra vocês.

Abraços e boas fisgadas.

Novidades sobre Niquelândia - a terra do tucunaré azul


Quando a equipe do Fisgada Total foi a Sugoi Big Fish do Jabaquara reforçar os equipamentos, tivemos a ilustre surpresa de encontrar Nelson Nakamura, o mestre da carretilha, que nos deu duas importantes informações.


A primeira era que, em Niquelândia, conhecida pela pesca de tucunarés azuis em Serra da Mesa, o prefeito pretende fazer um praça em homenagem ao peixe que tanto atrai turistas a cidade, o tucunaré, e ela ganhará este nome, o de "Praça do Tucunaré", e na minha opinião está certo, pois é o tucuna que gara parte da renda da cidade.

Porém o mais certo é apoiar o pesque e solte, então façam o certo e o apoiem.


A segunda notícia é que o prefeito também pretende fazer uma praia artificial, mas não temos mais detalhes sobre essa possível ideia.


Até o que parece, o prefeito de Niquelândia - Go, está apostando nos tucunas e na turismo de pesca, e do que estou vendo, a longo prazo, ele se dará muito bem.

Postagens das pescarias dos leitores!

Quem quiser enviar alguma pescaria para o FISGADA TOTAL, pode fazer isso. Basta somente mandar as fotos para o e-mail fisgadatotal@gmail.com.

Valeu e boa pescaria