quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Japonês quebra recorde do maior black bass do mundo após 78 anos

(créditos ao portal Pesca e Cia)

Manabu Kurita era apenas mais um grande pescador de black bass das inúmeras lagoas povoadas pela espécie no Japão. Até que em julho de 2009, em pleno Verão de seu país, ele conseguiu a façanha de fisgar um exemplar com mais de 10 kg em Aichi. Seis meses depois o reconhecimento: nesta sexta-feira, 8, a IGFA (International Game Fishing Association) - a entidade mais respeitada da pesca esportiva - homologou o recorde como o maior bass já capturado em toda a história.

A pescaria de basses gigantes era perseguida por muitos pescadores, em especial da América do Norte. O recorde anterior pertencia ao pescador George Perry, com um black bass pego na Geórgia (EUA), em 1932, com quase 10 kg.

Kurita tentava capturar um grande bass há mais de oito anos.  “Tudo começou quando eu peguei um exemplar de 64 centímetros, que já era grande. Tive muita emoção. Desde então, queria pegar o maior bass, que representasse meu grande troféu”, contou o pescador, de 32 anos, em entrevista à própria IGFA.

Depois de realizar todas as “investigações necessárias” em parceria com a entidade japonesa JGFA (Japan Game Fishing Association), a IGFA fez o anúncio em uma entrevista coletiva em Dania Beach, na Flórida (EUA), reduto de fanáticos pescadores da espécie, transmitida ao vivo pela internet no portal da entidade.

“Foi uma aplicação extremamente limpa e minuciosa”, disse Jason Schratwieser, diretor de conservação da IGFA, quando perguntado sobre o porquê do recorde demorar seis meses para ser anunciado. “Nós simplesmente queríamos fazer a nossa diligência. Muitos pescadores estão interessados neste registro em nossa entidade. É o Santo Graal da pesca de água doce”, resumiu.

O black bass é típico da América do Norte e foi introduzido em muitos países com aptidão para a pesca esportiva, como Brasil e Japão. Por não ser originário do continente asiático, a captura de um grande exemplar em águas japonesas chamou a atenção de pescadores e cientistas do mundo todo. No Brasil o bass pode chegar ao peso máximo de 3 kg.

Abaixo, uma foto do monstro:




Um comentário:

Blog do Marcola Boqueirão disse...

Legal Zeca, continuo aguardando seu contáto, cfe solicitei anteriormente. Se liga cara.Marcão.