sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PESCA DA TILAPIA UM DESAFIO PARTE 1-MATERIAL






Olá tilapeiros do Brasil:


Dizem as más línguas, que pescar tilapias é para "principiantes", pois são fáceis de serem capturadas. Pode até ser, em se tratando daquelas encontradas nos famosos pesque-pague, onde são colocadas grandes quantidades e os tanques são relativamente pequenos e rasos, tanto que ela se tornou a "coqueluche" destes pesqueiros. Entretanto, pescá-las em lagos extensos como os de uma represa, a coisa muda de figura e somente quem tem experiência consegue capturá-las, pois uma de suas característica mais marcante é o fato de serem excessivamente "ariscas". Nestes meus quinze anos que me dedico á pesca das mesmas, continuo aprendendo, pois para pescar qualquer tipo de peixe, o aprendizado é constante, se considerarmos que o "esporte pescar" deve ser praticado continuamente e cada pescaria é um "momento único", não importando o quanto vamos pescar, concordam?


Minha experiência está ligada á pesca de barranco, com varas telescópícas de mão e pesco em dois locais eleitos por preferidos: Pesqueiro Santa Cecilia(cavas de areia desativadas) e Represa Capivari Cachoeira. Ambos ficam na RM de Curitiba/PR.


Neste artigo, vou falar do material que utilizo, a saber:


1) Tratando-se de varas telescópicas de mão, a escolha do comprimento das mesmas, vai depender da profundidade do pesqueiro, então de acordo com ela, uso as de 2,60 até 7,20metros e tambem varia a quantidade, geralmente entre seis e doze unidades. Concluindo:


a) se o pesqueiro for profundo: varas curtas entre 2,60 á 3,00 metros;


b)se for de pouca profundiade: varas acima de 3,60 metros ou mais.


Exceto nas cavas de areia que a pesca é feita durante o dia, na represa, pesco também a noite, então, os flutuadores preferidos são penas de madeira na cor branca, no tamanho de uns 15 a 20 cm, pois esta cor, facilita a visualização noturna, quando iluminadas pela luz do refletor a gás, especialmente nas varas curtas. Nas compridas, uso ainda a luz química "star-lite"obviamente se enxerga melhor o ataque do peixe.


As linhas que utilizo são de 21 até 30mm de bôa procedência, na cor fumê ou transparente, sendo que nas mais finas, as ações são maiores, porem "maiores" são os riscos da tilápia "grande" em arrebentá-las, mais aí é que está a emoção.


A chumbada irá variar conforme o tamanho da pena, porem, não abro mão de utilizar os chumbos que corram soltos na linha mestre, parando num girador e na outra extremidade, amarro um outro pedaço de linha ( 15 a 20cm) onde ato o anzol. É preciso considerar que a tilápia de bom porte, se sentir o peso do chumbo, solta a isca, porisso, este é o " macete".


Já os anzois: Utilido da Wonner, Chinú ou Marusseigo, nos tamanhos do 12 ao 16, conforme o tamanho dos peixes que estão "batendo".


As iscas: Bicho da laranja, minhoca comum ou califórnia, milho verde em grãos,capim picuio ou papuã e erva doce, todas ou algumas dependendo da pescaria;


As cevas: Ração de coelho, de peixe que afunde, de cavalo com melaço, farelo de trigo, quirera e milho seco inteiro, milho verde picado, capins e erva doce, tambem dependendo da pescaria, ceva no mínimo com uns treis tipos. A quantidade lançada das mesmas, será de acordo com a necessidade, nunca em "excesso", caso contrário, os peixes se alimentam da ceva e não atacam as iscas.


Como me referí no início, sendo a tilápia grande muito "matreira", a regra de ouro na chegada do pesqueiro é o silêncio, então ao prepará-lo evito, que pedras ou entulhos caiam na água e por este mesmo motivo, não uso roupas ou acessórios de cores que reflitam na água, tais como: amarelo, vermelho, laranja, branca, azul claro, pois a tilápia certamente "nota" toda e qualquer alteração n o seu ambiente, incluindo a claridade ou movimentação constante do refletor ou de sua luminosidade. Considerando este cuidado, sempre que preciso sair ou retornar ao pesqueiro, levo comigo uma "lanterna" evitando iluminar a água nestas ocasiões.


A escolha do pesqueiro sempre é direcionada no sentido de ficar próximo de outros tilapeiros experientes, pois não se correrá riscos que muitos "novatos" não conhecem em especial o "barulho" que eventualmente possam fazer durante a pescaria e os já citados.


Então pergunto: PESCAR TILAPÍA É FÁCIL E PARA PRINCIPIANTES?


No próximo artigo, abordarei outros "detalhes" importantes.


Aguardem.


Marcão.

Nenhum comentário: