quinta-feira, 3 de junho de 2010

Dicas para pesca de cacharas e pintados na isca artificial



Pessoal, devido a alguns problemas, eu não consegui postar e não estou conseguindo escrever grandes matérias.
Porém, trago aqui boas dicas do Portal Pesca e Cia com dicas de como pescar cacharas na isca artificial, vamo lá:

A cachara é muito parecida com o pintado. Muita gente se confunde, até mesmo os pescadores mais experientes. Para distinguir não é difícil: a diferença está no corpo inteiro “zebrado” de listras escuras. Na Bacia Amazônica (Rio São Benedito) existem dois tipos de peixes assim: a cachara e o caparari, esse com um padrão tigrado e faixas mais grossas. Trata-se de uma espécie facilmente encontrada em lagoas, igarapés e canais de rio.

O grande lance da pescaria da cachara no Rio Azul, afluente do São Benedito, é a oportunidade de fisgá-las na pesca de arremessos com plugs de barbelas longas (crankbaits).

Pescaria:

Para falar a verdade, tudo começou quando estávamos arremessando nossas iscas artificiais nas margens do Rio Azul em busca dos tucunarés. Quando o nosso guia comentou que aqueles pontos também eram morada das cacharas, eu, mais do que depressa, troquei a isca de superfície por uma crankbait - Rapala DT Sure Set Series de cor firetiger.

Como o rio em seu leito tem em média dois metros de profundidade, podia sentir a isca “lamber” o fundo. A cada arremesso imaginava as possibilidades de um peixão atacar a minha isca, sabia que era apenas questão de minutos para acontecer algo.

As primeiras capturas não fora muito animadoras (piranhas e pequenas cachorras), mas não desisti. Tinha convicção do meu sucesso. Foi quando passamos em uma boca de lagoa e fiz um arremesso paralelo à mesma. Foi fatal... Uma cachara de respeito abocanhou a isca, aí sim pude travar uma boa briga.

Depois dessa captura repeti o mesmo procedimento para conseguir fisgar vários exemplares. A mesma técnica pode garantir o sucesso da sua pescaria, mesmo que não seja no Rio Azul. É só tentar. E como diz o nosso amigo Juninho: “só pega peixe quem pesca”.

Iscas:

Naturais: as iscas são filés e pedaços de peixes da região, tuviras e minhocoçu.

Artificiais: plugs de barbelas longas (crankbaits), jumping jigs e tube jigs.

Equipamentos:

Vara 6’ de comprimento com 25lbs de resistência
Linhas 0,25mm a 0,55mm de multifilamento com líder de fluorcarbon de 0,55mm
Carretilha com capacidade de 100 a 120mts da linha acima descrita.
Anzóis 5/0 a 8/0 com encastoado de 15cm de comprimento
Iscas Artificiais – Crankbaits, Jumping Jigs e Tube Jigs

Nenhum comentário: