sábado, 27 de fevereiro de 2010

Robalo- O esportivo Saltador prateado - perte 2

Pesca com Iscas Naturais

Pesca de Rodada- Fundo

A modalidade na qual fisguei e briguei com meu primeiro robalo, é uma pescaria fácil de fazer e que sempre rende bons resultados, não só com o "senhor dos estuários", mas também com outros peixes, como caranhas e vermelhos.

A pescaria consiste em iscar um peixe vivo,e deixar o barco correr a favor da correnteza, fazendo com que a isca passe entre estruturas e consequentemente, atraia o peixe.

O anzol deve ter entre 2/0 e 6/0, bem afiado e a chumbadavai depender bastante da correnteza. Eu estava usando uma chumbada de 20 gramas quando pesquei, mas nada impede que sejam maiores ou menores.

Essa pescaria pode ser feita com molinetes e carreilhas, tanto com linha multifilamento como com linha monofilamento.

Pesca de Boia - Superfície

Pode até parecer estranho, mas na pesca do robalo, usamos sim boias. É, isso mesmo, e além disso, muitos pescadores preferem essa modalidade pra fisgar robalos.

O chicote dessa pescaria deve ser montado entre 40 e 80 cm, numa boia sem chumbo e esta não deve ser apoitada.

A boia deve ser arremessada proximo as galhadas e a isca, quase sempre, é um belo camarão vivo, iscado pelo dorso.

O robalo pega na isca de uma vez mesmo e ataca sem dó nenhuma e leva tudo pra baixo, por menor que seja, então, se a boia se movimentar, não fisgue, fisgue apenas quando ela baixar de uma vez, e fisgue com força.

A chance de entrar apenas robalos nessa modalidade é maior que na pesca de rodada, pois o robalo busca abrigo nas estruturas e fica mais na superfície que espécies como caranhas e vermelhos.

Bom, obrigado por lerem, essa foi a segunda parte.
Hoje ainda teremos mais algumas matérias.

Abraços

Robalo - O esportivo saltador prateado - parte 1

Trago aqui boas dicas de pesca de robalo, tanto o peva, como o flecha, as duas variedades mais procuradas entre os pescadores esportivos. Me desculpem os problemas com o layout.

O robalo pode ser encontrado em vários ambientes, como água salgada, água salobra e até agua doce, sendo capaz introduzí-los em aqários de água doce, mas é predominante de água salobra, que aparece nos canais.

Logo abaixo, uma foto de um robalo na pesca de rodada com amborê vivo




Características:

O robalo é um peixe predominantemente carnívoro, ou seja, come apenas peixes, principalmente vivos, ou então, pequenos crustáceos, como camarões e siris ou caranguejos.
A pesca do robalo, é considerada por alguns, a mais difícil entre todas, pois depende da maré, nível das águas, e cor da água, para que se fisgue algum belo peixe.
Vale ressaltar que esses peixes se alimentam por meio de sucção, ou seja, se alimentam "sugando" a presa.

Existem três modalidades que rendem belos exemplares, entre elas está a pesca de rodada, na qual garanti meu primeiro robalo. Abordaremos essas modalidades a seguir.

O robalo é um peixe bem guloso, então, não fique achando que isca pequena vai ajudar muito na pescaria, porque não vai.

Tem a cor cinza como predominante, e a linha lateral, o órgão sensitivo dos peixes, é bem visível, pois tem uma cor preta que passa desde o opérculo até a nadadeira caudal, o que é notável ao longe em um robalo. Acima dessa linha, a coloração é mais escura.
A boca desse troféu, e formada por uma placa óssea, que não tem nenhum dente saliente, apenas aquela espécie de lixa, presente nos tucunarés e nos bagres de água doce.

As duas variedades, o peva e o flecha são peixes bem esportivos que não se rendem facilmente e saltam de todas as maneiras tentando se livrar do anzol.
O peva, o menor, chega a até 8 kg e pouco menos de 1 metro de comprimento. Já o Flecha, pode ultrapassar os 20kg e mais de 1,20 de comprimento, esses, porém, são um tanto manhosos, já que por serem mais velhos, tem mais "experiênica", por assim dizermos.

Pesca com Artificiais

A pesca do robalo com iscas artificiais se dá de duas maneiras, que estão aqui abaixo:

Corrico:

O corrico é uma modalidade usada pra pegar quase qualquer predador que vova em um local acessível para essa modalidade.
Alguns canais, não tem estrutura para que essa pescaria seja realizada, pois o número de enrroscos submersos, não permite que iscas de meia água sejam utilizadas.

Caso isso ocorra, as iscas não devem chegar a profundidade dos enrroscos. Por exemplo, se as galhadas submersas estão na profundidade de 4 metros, você deve usar iscas que fiquem na profundidade entre 1,5metros e 2 metros, e que sejam adaptadas para essa modalidade.

Quando eu pequei na Bahia, nós optamos por outra modalidade, mas os outros pescadores utilizavam essa pesca e fisgavam muitos robalos, além, de é claro, caranhas, vermelhos, e até xáreus.

Vale lembrar que o barco deve ir a uma velocidade de até 5 nós, para que o robalo ataque com voracidade.

Recomenndo o uso de carretilhas de perfil baixo com linha multifilamento de 20lb até 30lb

Baitacasting:

Essa modalidade é uma das mais praticadas pelos pescadores de robalo.

Baseia-se em pescar com um conjunto de iaca artificial arremessando sempre onde é mais propício para ações dos peixes, no caso, estruturas.
Normalmente essas estruturas ficam na margem, e é lá que esses arremessos devem ser direcionados.

Podemos usar tanto iscas de meia água como de superfície, sendo mais provável que o robalo entre nas as de meia água, mas nada impede que os peixes queiram outras iscas.

Recomendo, nos plugs de superfície, iscas que fazem bastante barulho, como hélices, poppers, ou então os sticks, nas quais os peixes pegarão na afundada característica dessa isca.
Já as de meia-água, são recomendadas iscas que tenham um tamanho adequado para os peixes, ou seja, não passem de 14 cm de comprimento.

Lembrando, que vai depender da cor da água, da maré, e da pressão atmosférica o robalo porderá ficar bem manhoso e por isso, a observação desses fatores antes da pescaria é essencial.

O uso de carretilha de perfil baixo para exemplares menores não atrapalha, mas, para os gigantes, o essencial é utilizar carretilhas de perfil redondo.

Jigging -

Essa pescaria também é muito praticada, pois, normalmente, se o peixe estiver no fundo, vai atacar essas iscas com voracidade.

Essa pesca é feitas com jigs e metal jigs, e para trabalhar essas iscas, o ideal e dar pequenos toques de ponta de vara, pra cima e pra baixo. Fazendo isso, a chance de fisgar um belo robalo é bem grande.

Mas o peixe deve estar no fundo, senão não funcioanará.

Também, como se trabalha um jig, você poderia usar um camarão artificial, mas o trabalho também pode ser feito um pouco diferente, já que você pode soltar a isca na correnteza, deixar descer alguns metros e depois dar dois toques para trás e deixar is denovo. Depois de umas 3 vezes dando os toques, recolha um pouco a linha.


Bom, espero que tenham gostado da matéria e que a mesma ajude vocês a fisgar belos exemplares. Amanhã a segunda parte da matéria especial. Me escupem os problemas com layout, já estamos resolvendo

Abraços

Zeca

Como Soltar um Peixe - Dicas sobre preservação

Hoje, o blog vem dar excelentes dicas de preservação dos peixes em pesqueiros e nos rios.
Aqui, vamos postar algumas fotos, além das dicas que serão apresentadas.

O primeiro passo, como sempre, é tratar com respeito o peixe, sem deixá-lo cair e sem pisoteá-lo.

Depois da seção de fotos com o trófeu, você deve ir com calma pra perto da água, e introduzir a cabeça do peixe primeiro e depois o corpo.
Aí você segura o peixe pela cauda, até ver que o mesmo está se mexendo, com bastante vitalidade e aí você vai com bastante calma, como sempre e solta o peixe.

As vezes, se você ver que o peixe está muito ativo, o ideal é soltar ele de uma vez, sempre o colocando pela cabeça, mas sem arremessá-lo na água.

Também, se você nem quiser tirar fotos, o ideal é pegar o alicate de bico e tirar o anzol do peixe já dentro da água.

Bom, agora vai uma seção de fotos de como soltar o peixe, no caso uma pincacharinha.



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PIRARUCUS!!!



www.anglerfishteam.blogspot.com

PESCARIA DE PRAIA!!!

COMO MORO AQUI EM FORTALEZA COM UM LITORAL VASTO EM PRAIAS PARADISÍACAS, A PESCARIA DE PRAIA É UMA DAS MINHAS PAIXÕES!!!
AQUI IREMOS MOSTRAR ALGUMAS DAS NOSSAS PRAIAS E AS ESPÉCIES MAIS POPULOSAS NO NOSSO LITORAL!!!

AQUI ESTA O MELHOR DE 2009!!!

PIRARUCU NO CEARÁ!!!

O pirarucu que no tupi-guarani significa peixe vermelho é o maior peixe de água doce do mundo e é considerado o bacalhau brasileiro, devido à qualidade de sua carne...
É um peixe originário da bacia amazônica, mas alguns pesqueiros pelo Brasil introduziram esses gigantes nos seus lagos.
Aqui em Fortaleza-Ce só há um pesque-pague com esses bichões; o Restaurante e Pesque-Pague Raízes, que se localiza na CE 040, região metropolitana de Fortaleza, em frente à Casa Freitas.
O Restaurante e Pesque-Pague Raízes é um local familiar que funciona de 3ª a Domingo, das 06h30min ás 17h30min e abrindo também com a pescaria noturna as quintas-feiras com uma deliciosa caranguejada, que é tradição as quintas aqui em Fortaleza. Com dois tanques, um para tilapias e outro com pirarucus, pirapitingas, tambaquis, tucunarés...
Em relação ao restaurante oferece uma boa estrutura, com uma cervejinha sempre bem gelada e um self-service da cozinha regional cearense para os pescadores famintos e não esquecendo de falar do bom atendimento no nosso amigo Aroldo Barros.
Em cada pesqueiro que há um pirarucu ou outros peixes, sempre a uma particularidade do local, assim sempre é bom pegar unas dicas antes com os pescadores que já se habituaram no ambiente, eles sempre sabem onde eles “batem”. No Raízes os pescadores se utilizam de várias técnicas e tipo de iscas diferentes para pegar o “PIRA”, testei todas e a que tive melhores resultados até hoje foi com a pescaria de fundo e de isca tilapia viva.
Com uma vara de 30 lbs e linha monofilamento de 0.47 mm, uso uma chumbada esférica que corre na linha e no final um empate de aço e o anzol, para o pirarucu não serrar a linha. A isca é uma tilapia viva entre 10 e 5 cm fisgada pelo dorso. Com uma chumbada fixa no fundo e a linha com uma sobra a tilapia se torna uma presa fácil, já que fica se batendo com os movimentos limitados.

Com essa técnica já fisguei 8 pirarucus que nem sempre é fácil de pegar, o que torna a pescaria ainda mais emocionante. Aqui esta alguns dos meus troféus:











Assim finalizo essa matéria e continuo a pescar esse peixe que é a minha espécie favorita, com um sonho de fisgá-lo no seu habitat natural na Amazônia.

PIRARUCU - PEIXE VERMELHO!!!


O pirarucu (Arapaima gigas) em tupi significa peixe vermelho, também conhecido como arapina, é encontrado nos rios da parte setentrional da América do Sul. É capaz de comer qualquer coisa. Nada nas águas rasas e sobe periodicamente à superfície para respirar. Trata-se de um dos maiores peixes de água doce, pode alcançar mais de 2 metros de comprimento e 120 kg. Possui uma bexiga natatória que utiliza como um pulmão, aproveitando o oxigênio do ar. Em época de seca ele é capaz de atravessar grandes distâncias em terra firme procurando água. O pirarucu possui um corpo comprido e cilíndrico, sua cabeça é achatada e as mandíbulas são salientes. É o maior peixe de escamas do Brasil. A pesca é feita com anzóis ou arpão. A língua do pirarucu é usada para ralar o guaraná e as escamas para lixar unhas. Defende seus alevinos recolhendo-os na boca. Sua carne, fresca ou salgada, é muito apreciada, tanto que atualmente já criado em pisciculturas.



Esse foi um dos maiores que ja peguei, mas so pesquei eles em pesque-pagues. Com esse tamanho na bacia amazônica são considerados filhotes.
Em pesqueiros eles são fisgados com salsicha, massa, artificiais...
Eu prefiro usar tipalias vivas de ate 8cm em uma pescaria de fundo, com a chumbada esferica correndo na linha, na ponta um engate de aço com anzol figando a isca no dorso...

AGUARDEM MATEIRA SOBRE OS PIRARUCUS DO CEARÁ!!!

NOVO COLABORADOR NO BLOG!!!

MEU NOME É LEONARDO COUTINHO, MORO EM FORTALEZA-CE E SOU O RESPONSAVEL PELO BLOG ANGLERFISH TEAM QUE É UMA EQUIPE DE PESCA IDEALIZADA POR MIM EM 2009. FORMADA POR MIM E AMIGOS, PESCAMOS NO ESTADO DO CEARA, PRINCIPALMENTE NA CAPITAL FORTALZA. EM PRAIAS, PESQUEIROS, AÇUDES E ETC. TENTAMOS DOMINAR ESSE BIXÕES E COLOCAR AQUI AS MELHORES FOTOS E INFORMAÇÕES SOBRE OS LOCAIS DE PESCA, VISANDO ASSIM TROCAR INFORMAÇÕES COM OUTROS PESCADORES!!!

ESTOU PREPARANDO UM ARTIGO SOBRE A PESCA DO PIRARUCU AQUI NO CEARÁ, AGUARDEM...

anglerfishteam@gmail.com

http://www.anglerfishteam.blogspot.com

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Nosso Canal no Youtube

Pra você pescador que ainda não sabe, o Fisgada Total tem seu canal no Youtube, com alguns videos, e logo mais muitos.

Temos, por enquanto, 4 da briga com um tamba de 35kg no Tio Oscar e um de parabéns ao blog, como uma video-montagem com peixes fisgados pela equipe.

Depois deem uma olhada lá, no meu perfil do Youtube, que está aí abaixo:

http://www.youtube.com/user/ZecaFisgadaTotal

E vocês também podem ver os videos na lateral direita do blog. Basta descer um pouco depois dessa postagem e verão os videos.
Se já tiverem perfil, avaliem e postem comentários.

Abraços.

Novos Colaboradores no Blog -

Tenho a felicidade de informar que mais dois grandes pescadores entrarão para o Blog.

O primeiro, vem do nordeste do Brasil e seu nome é Leonardo. Em breve ele trará, aqui no Blog, uma matéria super especial da pesca do pirarucu em pesqueiros.
Além disso, ele tem um perfil no site Fotos de Pesca, acessem e vejam as fotos do seus peixes:

http://www.fotosdepesca.com.br/pescador/mrleocoutinho

E também tem um blog de pesca, visitem:

www.anglerfishteam.blogspot.com

O segundo colaborador, também é Leonardo, mas ele pesca aqui no Sudeste, visando perscaria de redondos na miçanga e as vezes peixes de couro. Ele também tem um perfil no Fotos de Pesca, acessem e vejam seus peixes:

http://www.fotosdepesca.com.br/pescador/leonardo


Logo mais eles farão a apresentação aqui no Blog, e vocês verão as melhores matérias da Internet de Pesca.

Espero que vocês leiam cada vez mais o Blog, que está cada dia melhor

Abraços a todos que leem

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Todos defendem proibição da Pesca do Atum-vermelho

O atum vermelho, espécie de água salgada ameaçada de extinção, deve ter sua comercialização proibida a partir de 2011 por não ter outra alternativa para sua preservação. Essa é a vontade
da Comissão Européia, que se reuniu em Bruxelas (BEL), para discutir os rumos da pesca de várias espécies com risco de desaparecer.

Para a medida ser sacramentada, os 27 países membros da União Europeia (UE) agora precisam se pronunciar sobre a recomendação. Se a aceitarem, a proposta deverá ser aprovada pela convenção CITES, organismo afiliado à ONU encarregado de proteger as espécies ameaçadas.

A convenção CITES é o principal acordo global sobre a conservação das espécies selvagens, com o objetivo de evitar a exploração excessiva das espécies da fauna e da flora pelo comércio internacional.

“O nosso objetivo é assegurar um futuro viável para os pescadores, o que exige a existência de unidades populacionais saudáveis de atum-vermelho, sendo óbvio para todos que a pesca intensiva desta espécie não é o caminho a seguir”, explica a representante de Portugal na reunião, Maria Damanaki.

“Não temos outra escolha senão agir imediatamente e propor a interdição do comércio internacional de atum-vermelho, que é muito apreciado para o sushi (prato típico japonês)”, completa comissário europeu, Janez Potocnik.

Segundo a Comissão Européia, os japoneses consomem 80% do atum-vermelho pescado no planeta. Por esse motivo, eles já foram avisados que Tóquio se opõe à qualquer veto de pesca da espécie. Mesmo assim, os países europeus estão confiantes de que pelo menos no continente a atividade será proibida.

fonte: Portal Pesca e Cia

E os leitores, o que acham sobre isso?

Opinem, comentem!


Abraços

Zeca

Especial Miçangas

Hoje trago aqui um especial de como pescar com miçangas em pesqueiros de todos os locais do Brasil.

A pesca da miçanga é realizada, normalmente com molinetes e carretilhas, montadas em grandes varas, pois o arremesso normalmente é longo e o peso na linha é grande ( boia cevadeira ou de arremesso, e chicote, lembrando que a boias fica com peso entre 40 e 80 gramas.

O ideal é sempre usar a boia cevadeira,pois esta armazena a ração que os peixes comem nos pesqueiros, e portanto, eles virão comer a mesma e acharão a miçanga e comerão a mesma.

O chicote tem uma montagem certa, e vou postar aqui um video do meu amigo Marcio, da equipe MPD Fishing, que até apareceu no Portal da Pesca e Cia, uma das melhores revistas de pesca do Brasil.

Aqui vai o video, mas vale acrescentar que a boinha é para ajudar a dar a fisgada rapidamente, já que se o peixe "souber" que é falso, ele cuspirá a isca.



Outro fato a ser ressaltado em pesqueiros na pescaria de miçanga, é que mesmo o peixe "comendo plástico" ele é extremamente exigente. Dependendo da luminosidade, o peixe ataca certas cores, e dependo, tem dias, que os peixes estão com muita fome e atacam o que cair na água.

A pesca da miçanga evoluiu muito nesses anos. Antes era apenas miçanga e boia de arremesso num pequeno chicote de 30 a 40 cm, que era arremessado em cima da ração.
Hoje, porém, temos na maioria das vezes, chicotes de 1,50 m a 2 metros com EVAs e boinhas, miçangas de todas as cores e tamnhos.

Bom, esta foi a parte de hoje, sobre como ensinar a montar o chicote. Amanhã temos muito mais dicas.

Abraços e Boas Fisgadas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Video - Toma!

Hoje, misturando video com humor, temos um bom video de um pescador de tarrafa levando uma pancada de um pacu
Vejam:



Bom, é isso aí!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

MAIS UMA SURPRESA NO CAPIVARI






Atenção genta da pesca:
Tenho uma´novidade para contar:
TÁ PEGANDO PACÚ, LÁ NO CAPIVARI!
Um colega freqüentador me contou o fato, que "uns" caras pegaram quatro pacú lá na Represa, todos aciam de 1,5kilos.Legal né? A isca? Lambari. É claro que deve ter sido com varas de molinete, preparadas com aquelas chicotinhos de aço revestidos de nylon. Ora minha gente, se isso foi possível, é mais uma opção, incluindo preparar as varas telescópicas de mão, da mesma forma, concordam. Vamos testar na próxima pescaria, pois,podemos perfeitamente pescar lambaris e ir á luta. Quem sabe sejam os pacús que volta e meia "estouram" as linhas de tilápia? Da onde surgiram? Quem sabe de algum tanque que "arrebentou" devido ao grande número de chuvas na região e eles acabaram na Represa? Pensando bem, quemsabe usando o lambari, se pegue Saicangas e até mesmo trairas? Tudo é válido, concordam. Então pessoal, vamos a luta e até a próxima.
Marcão.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Os gigantes do corrego das antas

Esses são os dois peixes mais procurados quanto se trata de uma pescaria no corrego das antas,
para quem nunca foi eu recomendo pois somente nesse pesqueiro voce tem grande chance de pegar
grandes tambaquis e pirararas com mais freguencia, com certeza foi a minha melhor esperiencia, em
um pesqueiro, ali a adrenalina vai a mil quando se trata de dois peixes como esses.

bem pessoal, o corrego das antas é nota 10, com certeza voltarei.

abraço a todos.

Guga PESCA!!!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Tambacu Gigante - 35 kg no Tio Oscar!

Olá pescadores, estou aqui pra fazer um pequeno relato de minha pescaria no carnaval, e o pesqueiro escolhido foi o Tio Oscar.

Nós chegamos bem cedo, mas durante o dia, fisgmos apenas 2 peixes, um tambinha bem pequeno, e outro, um pacu de 6 kg, mas eu estava sozinho e não tirei a foto.

Eu fiquei na Ilha e meu pai ficou Perto da pedra. Foi lá na ilha, que com ração, fisguei o pacu. Como o sol ficou muito forte, fui pra perto do meu pai, e lá a pescaria começou....

Meu pai estava desde das 9 da manhã sem pegar nada, até que um pescador ao nosso lado, fisgou um belo peixe, e ficou umas 2 horas brigando. Quando tiramos, um tamba de 25kg apareceu pra foto e na hora de tirar o anzol, nem precisamos, pois o anzol ja estava aberto. O peixe foi fisgado a uns 5 metros da margem, na boia,com coração de boi, uma tira com uns 5 cm.

Depois, eu, meu pai e meu irmão, montamos equipamentos de boia, com paio como isca, uma linguiça que pareçe mesmo uma salsicha e cortávamos em tiras também de 5cm, mas nosso arremesso era maispra frente, uns 10 metros, assim a isca ficava a 15 metros da margem.

Se passaram uns 10 minutos, ou seja, já eram umas 5:15, e então eu ouvi uma pancada na superfície. Olhei e não vi a boia do meu pai, e mandei ele ir fisgar. Ele pegou a vara e disse que não era um peixe grande, mas ele estava errado.

Nós estávamos a 50 metros da pedra, ou até mais, e então o peixe saiu na quela direção, obrigando meu pai a ir atrás dele. A briga foi durando 1 hora, até que com 1 hora e 40, o peixe resolveu voltar pra onde estávamos. Foi assim, e quando eram 6:13, o peixe entrou no puçá, ou seja, foram 1:58 de briga, até que o bitelo entrou. Eu já tinha visto ele pranchar, mas não parecia tão grande.
Eu não aguentei tirar o peixe, mas meu pai ajudou e ai tiramos e fizemos uma seção de fotos com o baguá. Um lindo peixe que pesou 35kg. Muito lindo.

E essa foi a melhor pescaria no Tio Oscar, que, com apenas 1 peixe de bom tamanho salvou o dia de todos.

Aqui abaixo vão as fotos e os videos do peixe:




PARTE 1



PARTE 2



PARTE 3



PARTE 4



Bom, essa foi nossa incrível pescaria no Tio Oscar. Espero voltar lá o mais breve possível!

Abraços e Boas Fisgadas

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Iscas Artificiais em Pesqueiros - Peixes de Couro


Sempre, como muitos devem saber, vou pescar em Pesqueiros de toda São Paulo e região. Uma coisa que sempre aparece em pesqueiros, é o fato dos pescadores conversarem sobre uma coisa, e quando ouço, isso logo me irrita.
Não dá pra falar que isca artificial não funciona em pesqueiro. Tá certo que os peixes são acostumados com ração, mas alguns nunca mudam seus hábitos verdadeiros...

O que mais me impressiona, é na verdade, peixes de couro entrarem em iscas artificias em pesqueiros, já que até nos rios não é fácil fisgá-los.

Nos pesqueiros não é tarefa fácil fisgar um peixe de couro, mas não é também impossível ferrar um gigante. Eu já tive a oportunidade de ver um pescador tirar com a isquinha, um impressionante pintado de 22 kg, isso na minha frente.
Eu já tirei pintados, o meu maior tinha 5 kg, mas já é bom troféu na pesca esportiva, pricipalmente se tratando de iscas artificias.

Os pintados, normalmente, atacam a isca com o rabo, e quase sempre a fisgada é efetuada e o peixe é fisgado por esse local. Mas nem sempre é regra, sendo que as vezes, o peixe é fisgado pelas costas, ou mesmo pela boca.

Cat-fishes também são peixes carnívoros e vorazes, que atacam fortemente as iscas artificias, e são fisgados, quase que sempre, pela boca, pois atacam de uma vez.

Um caso engraçado, foi meu pai, que com uma isca de 14 cm, uma Lola da Borboleta, fisgou um belo cat-fish de 4kg com a isca artificial pela boca, mas o peixe não somente atacou a isca com voracidade, como também engoliu sua parte de trás. Foi um sufoco pra tirar, mas o peixe foi liberado.

Uma coisa que choca bastante são as gigantes bufunas do rabo vermelho, as pirararas, que vira e mexe, entram nos peixinhos artificias com gosto, e descarregam os carreteis com uma vontade sem igual. Eu já fisguei duas com essa isca e a primeira, por ser maior, não dava pra tirar, já a segunda, com seus 6 kg, já brigou bem e entrou na isca pela boca, mas abriu uma de minhas garatéias...

Bom, se você quiser pescar peixes de couro com as isquinhas, não deixe de tentar arremessar próximo a margem, pois os alimentos desses peixes estão sempre lá.

Espero que vocês sejam praticadores dessa técnica, que sempre rende bons resultados.

Ah, e as iscas recomendadas são sempre de meia-água ou de fundo, com comprimento entre 6 e 16 cm, ou de cores tridimendionais ou então de cores mais escuras, essas que sempre são boas, mas nada impede que iscas mais claras ou menores sejam utilizadas.

Abraços e Boas Fisgadas!

Zeca Fisgada Total.

Carnaval-Onde Pescar?

Venho agora com uma lista dos pesqueiros de São Paulo sobre quais são os melhores pra pescar no Carnaval 2010. Muitos, talvez já tenham escolhido, mas não custa dar um palpite...(Vale lembrar que os Pesqueiros lotam nessa época)

Se você quer ficar com sua família, aproveitando esse Carnaval em bom estilo, com uma excelente pousada, eu recomendo esses Pesqueiros aqui:

Pesqueiro Maeda - Itu - São Paulo
Endereço: Rodovia SP 75 (Santos Dumont) Km 18;
em frente à balança
Contato:Pesqueiro: (11) 2118-6200 Pousada: (11) 2118-6262

Pesqueiro Tio Oscar - Mairinque - São Paulo
Endereço:Rod. Castelo Branco, Km 75 - Sentido São Paulo -
Contato:
(11) 4708-5290 - (11) 4246-2048 - (11) 4246-2328

Castelinho Pesca & Lazer - São Pedro - São Paulo
Enderço:
Rodovia SP-304, São Pedro - SP
Contato: Cel.: (19) 9602-6051 (c/ Roberto)

Agora, se você quer muito peixe, tudo com bom tamanho e aproveitar apenas o dia, sem dormir, aqui vão mais alguns:

Pesqueiro Pantanosso - Mairinque - São Paulo
Endereço:
Estrada da Servidão Pesqueiro Pantanosso, 5.300, Bairro Olhos D'Água, CEP: 18120-000, Mairinque - SP.
Contato:
(11) 4246-2176 ou (11) 4708-9856

Pesqueiro Novo Anhanguera - São Pauo - São Paulo
Endereço:
Não Consta no Site
Contato:
(11) 3911-6872

Pesqueiro Lago Azul - Mogi Guaçu- São Paulo
Endereço:
Bairro Lago Azul - Mogi-Guaçu - SP
Contato:(19) 9259 4474 com Marcos

Bom, esses são apenas os pesqueiros mais famosos de São Paulo, mas alguns outros sempre estarão entre os melhores de São Paulo.

Abraços e Boas Fisgadas

Dicionário - Letras V,X,W Y e Z

Hoje, encerramos o nosso dicionário eletônico do Fisgada Total. O dicionário foi idealizado pelo nosso colaborador José Eduardo, experiente na pesca marinha.

Agradecemos a todos por lerem o blog.

V

Vest: coletes usados na pesca

Vise: morsa usada na montagem das iscas de fly

X

Xaréu: espécie marinha muito procurada pelos pescadores

W

Wet fly: o mesmo que mosca molhada

Y

Yard: Jarda em inglês

Z

Zara: modelo de isca americana feita pela Heddon que imita o "nado" de um réptil, um zig zag que lembra a letra Z. Todas as iscas semelhantes acabam sendo chamadas de zaras

Zóio de lula: quando um parceiro joga a isca em cima da sua na ação do peixe
Zoiúdo: pescador sapateiro ou calça branca que fica 'em cima' dos demais que estão pescando, (invejoso)

Zeca: tipo de pescador

Abraços a todos e boas Fisgadas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Um pescador mexicano


Uma piada bem engraçada do Portal pesca e Cia, vejam:

Um turista americano estava no píer de uma pequena aldeia na costa mexicana, quando um barquinho, trazendo apenas um pescador, atracou. O humilde homem tirava da embarcação uma grande quantidade de atuns avantajados.

O turista elogiou o pescador pela boa qualidade dos peixes e perguntou a ele quanto tempo demorou para fisgar os exemplares.

O mexicano respondeu timidamente:

- Não demorou muito, não.

O americano, intrigado, perguntou:
- Por que você não ficou mais tempo pescando para conseguir mais peixes?

E o mexicano respondeu:
- Essa quantidade é suficiente para eu sustentar a minha família e comprar o que preciso.

O turista retrucou:
- Mas o que você faz com o resto do seu tempo?

O pescador mexicano disse:
- Eu durmo até tarde, pesco um pouco, brinco com minhas crianças, faço a siesta com minha esposa, dou uma volta na aldeia todas as manhãs, onde eu tomo um golinho de vinho e toco violão com meus amigos. Eu tenho uma vida bem cheia e ocupada.

O turista zombou do pescador e disse:
- Eu posso te ajudar. Preste atenção: se gastar mais tempo pescando, você terá lucro e poderá comprar um barco maior. Com os lucros do barco maior você poderá comprar várias embarcações.
De repente, você terá uma frota de barcos de pesca. Em vez de vender o que pegou para um comprador intermediário, você venderá diretamente para o consumidor, e poderá até abrir sua fábrica de enlatados. Você poderá controlar o produto, o processamento e a distribuição. Você poderia deixar esta pequena aldeia e se mudar para a Cidade do México, depois para Los Angeles e pode até morar em Nova York, onde dirigiria o seu empreendimento, sempre em expansão.

O pescador mexicano perguntou:
- Mas quanto tempo isso demoraria?

O turista respondeu:
- De 15 a 20 anos.
- Mas e depois? – Perguntou o mexicano.

O turista riu e disse entusiasmado:
- Essa é a melhor parte. Quando chegar o momento, você pode vender a sua empresa, e ficará muito rico. Você ganhará milhões de dólares.

Sem entender o entusiasmo do americano, o pescador perguntou:
- Milhões? Mas... e depois disso?

O americano disse:
- Depois você se aposenta. Se muda para uma pequena aldeia na costa pesqueira, onde poderá dormir até mais tarde, pescar um pouco, brincar com seus filhos, fazer a siesta com sua esposa, andar pela aldeia todas as manhãs, bebericar um pouco de vinho e tocar violão com seus amigos.

Retirando a torção da linha para iscas artificias

Aqui vai uma boa dica sobre como distorcer a linha, porque algumas iscas artificiais, como as de hélice, deixam a linha torcida.

Quando usamos iscas que tendem a girar o corpo como colheres, hélices e alguns modelos de twitchbait, é normal que a linha torça, atrapalhando os arremessos.

Uma maneira rápida e eficaz para resolver este problema é tirar o snap e soltar toda a linha na água. Quando estou embarcado em águas paradas, como as pescarias de tucunaré, uso um motor elétrico para facilitar a operação.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

FLUTUADORES


Alô Amigos Tilapeiros:

Não me canso de repetir e lembrar que o sucesso ou fracasso em qualquer pescaria, depende de detalhes, os quais muitas vezes, pela nossa experiência de longos anos, ignoramos de forma proposital e na hora que vemos o peixe escapar, aí nos damos conta, que a culpa foi totalmente nossa.

O assunto hoje está ligado a questão deste acessório na pescaria, onde cada um de nós tem sua preferência, portanto, como gosto não se discute, vou a seguir dar algumas dicas a respeito do mesmo:As penas ou bóias, existem de todos os tipos e tamanhos, particularmente prefiro as de madeira no tamanho entre 15 a 20cm, porem p/experiência própria, o desempenho das mesmas está diretamente ligado as condições do tempo, então:

1) Com vento forte, procuro usar um chumbo mais pesado, pelo simples fato que o mesmo forma "marola" na superfície da água e a pena na maioria das vezes, fica balançando e isto acontecendo, é preciso muita "atenção" para distingüir o ataque do peixe na isca então,a regulagem da mesma é fundamental, que no caso, procuro deixá-la quase que na horizontal, de forma que quando o peixe atacar a isca, geralmente fáz com que ela levante;

2)Com vento fraco, uso o chumbo proporcional adequado ao tamanho da pena, então a regulagem da profundidade é feita de dois modos:

1o) Faço com que a pena fique numa inclinação de 45graus, então no ataque do peixe ela pode levantar ou deitar completamente na água.

2o) Regulo a profundidade da mesma, de forma que o anzol fique quase encostando no fundo e a pena fique "passeando" na superfície da água, porem este modo requer que o tilapeiro tenha "muita" experiência para distinguir este passeio do real ataque a isca, principalmente das tilápias maiores.

3) Boias tipo palito: Este acessório geralmente é colocado externamente na linha, preso numa borrachinha ou pedacinho de fio de luz, quando as uso, costumo colocar um chumbo de peso além do recomendado,e a regulagem pode ser de dois modos:

1o)Fazendo com que entre 5mm até 1cm do corpo da mesma fique fora da água e obviamente sua haste também, assim no ataque o peixe, fáz com que a parte do corpo afunde em conjunto com a haste;

2o)Mantenho-a totalmente deitada na água de forma que ela levanta no ataque do peixe na isca.

4)Para não esquecer um último detalhe, o chumbo deve correr solto na linha, pois como já frisei em outros artigos, se ele ficar preso, a tilápia sente o peso e solta a isca.

Boas Pescarias. Marcão.
Postado por Blog do Marcâo Tilápia -

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Novo Anhanguera


Olá amigos vou falar um pouco como foi minha pescaria no pesqueiro que muita gente ja ouviu falar o novo anhanguera.
bem como todo pescador um dia antes deixamos tudo arrumado para saimos bem cedo, bem 4:45 da manha saimos de santo andré sentido ao pesqueiro,chegamos la por volta das 6:00 da manha com muita chuva, como o pesqueiro só abre as 7:00 ficamos por ali, era umas 6:40 a chuva deu uma trégua ja desci e comecei a montar meus equipamentos, e nisso a fila de carros era enorme.
vamos a pescaria todo mundo no lago e primeiro arremesso com salsicha flutuando um lindo dourado atacou.
isca na agua novamente e vejo minha outra vara com a linha esticando bem lentamente peguei e fisguei e um peixe maior, era um belo pintado.                                                                                                            


logo depois com o tempo melhor uma bela carpa pega na massa resolveu atacar.
depois com o tempo melhor os peixes resolveram sumir, então resolvemos almoçar e voltar com força total.
e não é que deu certo outro pintado na salsicha atacou.




depois desse pintado foram 4 peixes bons perdidos como o lago estava lotado, o peixe embolou com
varias linha dai não teve jeito.
logo depois em um dos arremessos a isca nem bem tocou a àgua e uma linda matrinxã atacou com voltade.


e mais uma carpinha tbem atacou.

ja era tarde quando o tempo mudou novamente com muito vento e um pouco de frio mas mesmo assim
um belo catfisch atacou.

logo a noite preparando tudo pra ir embora com duas varas na àgua uma pega e puxa com tudo
percebi que era peixe bom mas nada do peixe aparecer imaginei ser um bom tamba, que no dia
não tinha pego nem um, briga vai briga vem e derrepente uma carpona monstra estoura na suprficie.
bem ja com um grande peixe desses ja estava muito satisfeito pra ir pra casa, desmontando o equipamento
que peguei a carpa, e com aoutra na agua, escuto o barulho da fricção comento com muita força, era mais
um belo peixe na ponta da linha, depois de muitos minutos o bichão apareceu para encerrar minha pescaria.
bem pessoal foi isso muitos peixes capturados com dois sendo muito especial, os ultimos
espero que gostem, abraço a todos fiquem com DEUS, e muito sucesso a todos.

sugestões, criticas, perguntas, duvidas gugapesca@yahoo.com.br


Abração Guga PESCA!!!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dicionário - Letras T e U

Como não conseguiria postar hoje, o dicionário está programado para agora.

Leiam:


T

Tá na foto: momento que o pescador consegue tirar o peixe da água
Taguiar: da expressão "tag & release" - inserir marca no peixe que irá liberer, para posterior estudo científico
Teaser: isca ou aparato para atrair o peixe sem anzol ou garatéias
Té: tipo de pescador
Tomando linha: os pescadores costumam gritar com emoção quando o peixe arranca a linha do carretel em corridas violentas

Trailer: chamariz adicionado ao anzol em iscas como o spinnerbait e o rubber jig

Trailer hook: anzol extra adicionado ao anzol spinnerbait

Tralha: todo material de pesca

Treble hook: garatéia em inglês

Trick: peixe pequeno

Tune up: nome em inglês usado ao ato de balancear a isca artificial fazendo alterações que modifiquem seu trabalho, por exemplo, mexer no pitão para alterar a direção de nado da isca

Turbinar: modificar a isca


U

Uni Knot: nó único

Underfur: sub pêlo

Upstream: pescaria realizada subindo o rio


PESCA DE CARPA NO CAPIVARI





Revisando alguns artigos escritos, notei uma pergunta de um companheiro de pesca, Patric, INDAGANDO sobre o assunto:Bem gostaria de informar á ele e aos demais interessados que existem vários pesqueiros na represa, em que se pode praticar esta pesca, entretanto, não é em todo local que se pode pescá-las, devido a quantidade enorme de troncos e galhos de árvores submersos, durante a formação da barragem o que certamente, causará o enrosco de anzois em especial os "chuveirinhos" geralmente utilizados. Desta forma, o mais adequado é pescá-las na superfície, montando o conjunto da seguinte maneira:


1) Na extremidade da linha, atar o chuveirinho numa pernada de linha de até uns 80cm;


2) Em seguida colocar uma boia de isopor de tamanho razoável, que corra solta na pernada e pare num girador de tamanho adequado, o qual, uma de suas extremidades será atádo á pernada.


3) Na outra extremidade do girador, antes de amarrar a linha do molinete ou carretilha, colocar um chumbo de umas 10 a 15 gramas que corra solto na mesma. Montando o conjunto desta forma o que irá ocorrer é o seguinte:


a)Ao lançar a linha na água, o chumbo colocado da maneira indicada, ajudará levar a isca numa determinada distância e depois afunda, formando uma espécie de "âncora.


b) A linha do molinete deve ser recolhida o suficiente para ficar relativamente esticada, tendo o chumbo como base neste processo;


c) A boia regulada na profundidade sugerida, ficará na superfície da água e a isca igualmente. Este sistema praticamente só funciona com carpas que prefiram massas como iscas, pois no caso da carpa capim, geralmente se usa "milho seco" colocado apenas em UM anzol, apesar delas terem preferência em comer no fundo.


OBSERVAÇÃO: Lembrar que as carpas de represas durante o dia, não se aproximam muito da margem, portanto, recomenda-se ficar "escondido" depois de lançar a linha na água.


Assim sendo, sugiro ainda, que peçam informações aos freqüentadores no pesqueiro escolhido para esta pesca, sempre haverá alguem disposto a colaborar. Marcão.

30/01/10
de Blog do Marcâo Tilápia - O Pescador

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Um pouco de 2009.

Aqui nesse video relacionei um pouco dos peixes
que capturei no ano de 2009.
Espero que gostem.


Retrospectiva 1 ano de Criação!

Dicionário - Letras R, S e T

O dicionário, já fazia um tempo que eu não postava, e agora ele está de volta com as letras:


Q

Quadrate: vara de fly feita com bambú de 4 lados

Quill: haste da pena de galo muito usada para montar o corpo de moscas secas


R

Rebojo: movimento do peixe na superfície

Refugou: Não quis pegar a isca

Rio na caixa: quando as águas do o rio estão no leito

Rig: termo em inglês para montagem de chicotes

Rodada: pescaria feita com o barco solto, sem estar apoitado


S

Sapateiro: Sair da pescaria sem nenhum peixe

Sink tip: linha de fly em que apenas a ponta afunda e o restante flutua

Sinking: em inglês, afundar. Usada para linhas de fly ou iscas artificiais

Sizígia: maré de grande amplitude

Sonda: aparelho que ajuda a identificar estruturas debaixo d´água, o tipo de fundo e também mede a profundidade da água

Spincast: instrumento usado pelos iniciantes. Híbrido entre carretilha e molinete

Spinning: termo em inglês para molinete. Vale para designar pesca com molinete

Spinner: iscas artificiais dotada de lâminas que giram quando tracionadas, algumas possuem trailer, plumagens ou materiais sintéticos

Shad: isca artificial em formato de peixes fabricadas em materiais flexíveis e macios como silicone e borracha

Streamer-bucktail: são iscas que imitam pequenos peixes ou animais aquáticos. Os streamers são feitos com penas ou plumas e os bucktails com pêlos.

Strike: o mesmo que ferrada. Termo em inglês que designa alavanca ou movimento para capturar o peixe. Significa também pode ser o mecanismo usado nas carretilhas de pesca oceânica

Espero que tenham gostado

Nova Enquete no Blog -

Fazia tempo que não tinha uma enquete aqui no blog e hoje postarei uma enquete sobre o que os leitores mais gostaram no blog. Seja pesqueiros, dicas ou etc...

Votem Sem Parar!

Monstros do Rio - Bagre Gigante

O video de um belo programa de pesca que é exibido no Discovery Channel. O pescador e biólogo jeremy Wayde vai atrás das maiores feras de água doce, que podem oferecer riscos a seres humanos.
O programa está em inglês, mas basta só ver o tamnho do peixe que já assusta. Nesse programa, Jeremy vai atrás de um peixe que supostamente está comendo gente. O que ele acha lá não é agradável...

Vejam:

Pesqueiro Maeda - Matrinxãs, Piaus e Redondos

DIA : 30/01/10

LOCAL : Tanques 7 e 8 do pesqueiro Maeda- Itu

QUANTIDADE FISGADA: 20 peixes fisgados

Nossa equipe fez uma excelente pescaria no Pesqueiro Maeda, e apesar do porte pequeno dos peixes, pois o tempo estava muito ruim, com chuva e frio, mas isso não interfiriu em muita coisa...

Chegando lá, fomos pegar as tilapinhas pra isca e depois de umas 25 pegas, o que não deu mais que 5 minutos, Fomos para o tanque 8. Eu armei dois equipamentos:

Vara Maruri 15-20lbs com moliente Arena 2000 com linha 0,25 mm e como isca massa carnívora de fundo

Vara Evolution MS com Carretilha Calypso da Fleming e como isca uma tilapinha viva de fundo de bom tamanho.

Eu com minha vara de massa, ela logo envergou e eu fisguei e dei pro meu irmão, que brigou com o peixe. Tivemos que correr pra de baixo do quiosque por causa da chuva, e nessa foto, já dá pra notar a chuva.
Não deu 1 minuto, após soltar o peixe do meu irmão, a vara de tilapinha saiu correndo bruta. Fisguei forte e logo um belo tambinha já estava na margem.
Foi até engraçado, pois foi pouco depois do arremesso que eu fisguei esse peixe. Eu achei que a tilapinha iria funcionar para o dia todo, mas só esse peixe foi fisgado.


Na massa, fisguei um outro tambinha de 2 kg, esse, porém, brigou um pouco mais, pois eu havia arremessado perto do aerador e ele tentava correr.
Nessa foto já dá pra ver tudo encharcado pela chuva.
Um pouco mais tarde, com ainda a vara de massa e quando a chuva já tinha parado, ferrei um belo pacuzinho, que brigou bastante, e mesmo sendo pequeno quando chegou na margem levou a linha lateralmente e enrroscou na outra vara.

Depois da chuva voltar denovo, eu troquei de roupa, e meu irmão pediu pra que eu montasse um equipamento de salsicha flutuando, eu montei e logo e ele arremessou na margem. Logo uma explosão fez sua linha esticar e um belo matrinxã saltou.
Meu pai viu uma boia com um peixe passando pelo lago e arremessou sua carretilha em cima. Eu entao viu que era a ponteira de uma telescópica quebrada e pegou o peixe. Era uma bela matrinxã, mas que estava com a boca arrebentda pelo alicate de boca grip. Vejam a matéria do alicate aqui no blog.
Eu troquei o peixinho vivo por uma salsciha de frango e na batida, um pacuzinho caranha veio pra foto.
Notem que eu troquei de roupa, pq eu estava encharcado.
Alguns pescadores ao nosso lado, fisgaram pacus, carpas, e tilápias com cevadeira e miçanga. Nem precisa cevar + de uma vez, basta só acertar a cor da miçanga, que entram té pintados de com tamanho.
Quando eu ainda estava com esse peixe na mão, a vara do meu irmão com filé de tilapia, envergou de forma bruta. Eu fisguei e passei pra ele. Um pouco depois um belo tamba de 7 kg apareceu pra festa e ficamos bem felizes, pois esse peixe é dos novos tambas que o Maeda soltou.
Eu, com meia salsicha de fundo, engatei um piauzinho, mas nem quis tirar a foto, e meu irmão tirou.
Meu irmão, em busca de um pintado, que já havia passado na margem e arrancado a vara do meu pai do suporte e a levando pra agua, fisgou dois piauzinhos, que mesmo sendo pequenos, brigaram bastante, e por estarem perto do aerador, tentavam correr pra lá.

Nós ainda fisgamos mais 2 cat-fishs, 2 carpas hungaras e 5 tilápias, mas não eram muito grandes, e foi durante a chuva, então, tivemos medo de molhar a câmera.

Bom, essa foi minha pescaria de férias, por sinal a ultima.

Abraços

Zeca

UM AO DA CRIAÇÃO - PARABÉNS AO BLOG!

Já faz um ano que o Fisgada Total postou sua primeira vez. Isso mesmo, um Ano! Pasou muito rápido!
Pro isso, pra vocês leitores, estou fazendo um video com a retrospectiva do blog, com os peixes fisgados pela nossa equipe.

Bom, e não se esqueçam de ver a mtéria que logo postarei da pescaria no pesqueiro maeda. Está muito boa mesmo. Muitos piaus e redondos fisgados.

Queria agradecer a todos por lerem o blog, e principalmente a todos que não desistiram de ler. Obrigado e abraços a todos os leitores!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Alicate Pega-Peixe - Polêmica em Pesqueiros


O aclicate pega-peixe, ou boca grip, é um artefato que hoje, normalmente, quase todos os pescadores tem. Mas isso é um verdadeiro erro!

Eu, como pescador esportivo, tento deixar de lado o alicate o máximo possível, mas há alguns casos extremos, no meu caso quando eu vou pinchar.
Os pinchadores costumam rodar o lago arremessando a isca artificial em busca dos grandes peixes que habitam o lago. Nesse caso, não há como sair levando um puçá ( passaguá) e o alicate se torna necessário para tirar os peixes da água. Não é bom erguê-los, apenas fixar o alicate na boca deles e pegá-los pelo rabo, para não machucá-los.

Para a pesca com isca naturais, até por ser mais fácil tirar os peixes da água, tenha sempre um puçá de bom tamanho junto a você, pois o peixe pode ser grande e tirá-lo da agua é melhor com esse acessório.

Para carpas, caso só tenha o alicate, é melhor que você solte logo o peixe dentro d´água, pois elas tem boca muito fágil e ela pode arrebentar muito facilmente, assim como bocas de curimbas e matrinxãs.

Falando em matrinxãs, é necessário nunca, jamais, usar o alicate boca-grip! Meu irmão fisgou, em nossa ultima pescaria, a qual postarei o relato amnhã, e logo notamos que havia algo errado. Quando eu olhei a boca, ela estava, além de partida, toda destruída por alicates. E parece não ter sido apenas uma vez não!

Bom, hoje eu estou apenas tentando concientizar os pescadores do mal desse instrumento de pesca, que deve ser abolido de pesqueiros.

Para pesca com iscas artificias em rios, o alicate ajuda, mas não apenas como maneira de conter o peixe, mas como forma de segurança para a pescaria.

É muito importante que entendam isso!

Abraços

Zeca