quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tio Oscar- Poucos peixes, mas um Bitelo sempre compensa!

Olá leitores! Vou relatar aqui minha pescaria de segunda-feira no Tio Oscar. Como eu ganhei um dia de folga da escola e fui atras de uns peixinhos la no pesqueiro em Mairinque.

Eu cheguei ao 12;40, e as 1;10 estava pescando. Armei 2 equipamentos:

Vara Striker 2,40m com carretilha Calypso e linha 0, 35mm; como isca utilizei ora pão ora miçanga ou guabi na pinga.

Vara Evolution 1,60m e carretilha Abu Garcia 5500 BCX e como isca miçanga marrom a 10cm de profundidade na boia cevadeira.

Meu pai montou um outro equipamento para ele com carretilha calcutta 200 e como isca paio na boia. Nesse equipamento ele usou miçanga também.

Começei com torpedo e ração na pinga, porém nenhum peixe quis. Ai pensei em cevar perto da margem e a festa comçeou. Eram só tambas grandes batendo perto da margem, mas nenhum atacava a miçanga com EVA.
Alguns patos vinham comer a ceva, e um patinho menor simplesmente sumiu num estouro o que me deixou bem assustado e empolgado. Imaginem vocês pescando e um patinho simplesmente some porque um monstro o atacou...

Ai lembrei de colocar um pedaço de pão que tinha levado. Quando joguei o pão,em menos de um minuto, uma mancha preta simplesmente apareceu e abocanhou tudo. Na hora que fisguei, senti um peso enorme e o bicho saiu loco. Depois de uns 30 minutos de briga, o peixe abriu o anzol.
Aqui devo fazer uma crítica ao anzol robaleiro, pois ele abre muito facilmente.Recomendo que nessa pescaria do pão o pescador use um anzol do tipo "caranheiro" para que nada de ruim aconteça.

Ai tentei o pão novamente, mas nada mais atacou, a não ser uma pequena carpa capim, que soltei dentro d´agua para não prejudicar esse peixe que é tão frágil

Mais tarde, meu pai pensou em iscar a isca que sempre salvava ele e jogou um pedaço de paio no meio do lago, mas ele não conseguiu fisgar a tempo e o peixe cortou a linha antes que ele sentisse o peso do peixe( provavelmente um tamba).

Eu pensei em voltar com o sistema da miçanga e isso deu certo. Após algumas cevadas perto da margem, uma porrada muito forte abaixou tudo e eu fisguei o peixe com miçanga marrom e tres EVAs caramelos.
A briga começou bastante pesada e o peixe levava muita linha sem eu poder fazer nada, mas depois de cerca de 30 minutos ele começou a mostrar sinais de cansaço, e aguentou ainda meia hora até que eu consegui tirá-lo da água. Eu já estava bem cansado e por isso sentei e pedi para que meu pai de passasse o peixe para o colo.
Aí está ele:

Esse sitema ajudou a pescaria durante o resto do dia e meu pai fisgou ainda mais alguns pequenos tambas com miçanga marrom.
Depois de outra porrada no meu sistema e eu perder o peixe, percebi que estava cortada a linha e pesquei com a vara menor que estava com miçanga na cevadeira e num chicote menor sem EVA.
Ai, depois de muitas fisgadas perdidas, engatei um mini tamba que deu um trabalinho pra sair da água.

Joguei a calypso armada novamente, porém agora com pão na boia e um pato atacou! Isso mesmo, um pato atacou, mas nada de peixe!



Bom, essa foi minha pescaria de Segunda-feira no Tio Oscar.

Gostaria de agradecer a todos do Tio Oscar e a Suzel pela recepção.

Abraços a todos.

Ah, e vale a pena informar que o Tio Oscar para de abrir segunda-feira a partir de Junho!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Peixes que atacam bem no frio

Aos amigos pescadores, trago aqui algumas excelentes dicas sobre quais peixes atacam bem no frio.
Darei por 3 modalidades: Pesqueiros, Mar e Rios. Assim, passarei os nomes dos peixes e dicas de como fisgá-los.
Hoje, dicas de Pesqueiros

PESQUEIROS

Posso dizer, que pelo menos aqui em São Paulo, o frio chega com uma mudança muito brusca com relação ao verão e isso interfere muito nas capturas.

As espécies mais procuradas nos pesqueiros são os peixes redondos, os peixes de couro e eventualmente as carpas.
Essas últimas não ganham a atenção merecida, principalmente nesse frio.

As carpas, quase sempre tem preferência por iscas doces e "moles" como massas. A espécie mais conhecida e que alcança os maiores pesos é a carpa cabeçuda. Essa carpa tem como base uma pescaria muito técnica e é feita com as mais variadas massas.

Já as outras carpas são mais fáceis de serem fisgadas e na mioria das vezes, são utilizadas massas no fundo e também o pão na superfície.

Os redondos continuam atacando bem, porém sobem menos para comer e fica difícil engatar um peixe na boia por exemplo, então o ideal é tentar um equipamento de fundo.
Porém, no fundo, a chance de engatar exemplares maiores é bem pequena e os menores tambas fazem a festa, seja com salsicha, pão, massa e outras iscas naturais.

Os peixes de couro, como as briguentas pirararas e as ágeis cacharas e pintados são um dos peixes mais buscados nos pesqueiros de São Paulo e de outros estados.
As pirararas não são muito resistentes e por isso, não recomendo a sua pescaria na estação fria.

Já os pintados, merecem uma super atencão pois atacam desde iscas naturais e vivas com preferência para os lambaris vivos e a salsicha e também entram bastante nas iscas artificiais.
Recomendo que no caso das salsichas elas sejam usadas ou flutuando ou então de fundo próximas a margem.


Bom pessoal, essas foram as dicas de inverno para os pesqueiros.
Logo mais as dicas de inverno nos rios e no mar também.

Abraços!